Francisco Neto anunciou as 23 jogadoras que vão representar Portugal no Mundial feminino

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Francisco Neto anunciou as 23 jogadoras que vão representar Portugal no Mundial feminino

Atualizado
A competição decorre de 20 de julho a 20 de agosto na Austrália e Nova Zelândia
A competição decorre de 20 de julho a 20 de agosto na Austrália e Nova ZelândiaLUSA
O selecionador nacional divulgou esta terça-feira o lote de jogadoras que vai representar o país pela primeira vez num Campeonato do Mundo. Face às 23 convocadas para a partida que colocou Portugal no Mundial há apenas uma alteração, com Ana Rute a substituir Vanessa Marques. A competição decorre na Austrália e na Nova Zelândia, de 20 de julho a 20 de agosto.

Anunciadas as 23 eleitas para a competição, o selecionador nacional, Francisco Neto, respondeu às questões do jornalista, assegurando em primeiro lugar que, posteriormente, serão convocadas mais duas jogadoras para se juntarem ao grupo de trabalho.

Diferenças entre a seleção atual e a que começou a caminhada: "É uma seleção carregada de ambição e com muitas jogadoras que têm feito um percurso incrível connosco. Gostaria de relembrar que de 2017 até hoje estão 12 jogadores presentes. Este processo não começou só em 2020/21. Em relação ao último Europeu estão 19 jogadoras. A seleção tem crescido imenso. Trabalhamos para que este momento se repita mais vezes".

O que é um bom desempenho no Mundial? "Acima de tudo é os portugueses orgulharem-se de nós. Isso é o principal. Não há mais nenhuma menina em Portugal que diga que há impossíveis. A partir de hoje temos uma referência, não é fácil mas é possível. Queremos chegar ao último dia da fase de grupos a depender só de nós para conseguir o apuramento".

Objetivo cumprido? "Era muito fácil dizer que sim, mas não é assim que nós somos conhecidos. Queremos marcar a nossa presença no Mundial. Não chega o que atingimos até agora, temos de querer sempre mais".

Grupo de trabalho: "É mais fácil fazer com que as jogadoras acreditem fazer a nossa mensagem.  Felizmente temos cada vez mais jogadoras preparadas para as fases finais e queremos andar com pressão".

Redução da lista inicial de 55 jogadoras: "Felizmente tem sido cada vez mais difícil. Eu e a equipa técnica temos tido cada vez mais discussões para fechar a lista de convocadas. Quanto mais jogadoras nós temos, as equipas estão mais fortes e as nossas seleções também. Estão a chegar à seleção AA cada vez mais jogadoras".

Preparação: "Vamos iniciar a nossa preparação no dia 19 de junho e vamos viajar no dia 10 de julho. Neste momento temos agendado um jogo particular para dia 7 de julho, no Bessa, com a Ucrânia. Vamos ter outro na Nova Zelândia, à porta fechada, com a Noruega. Possivelmente será anunciado mais um jogo. Vamos apanhar um inverno que é normal para nós. A única condição que pode haver é o vento. Acho que a adaptação vai correr otimamente".

Lista de convocadas

Guarda-redes: Patrícia Morais (SC Braga), Rute Costa (Benfica) e Inês Pereira (Servette).

Defesas: Joana Marchão (Parma), Ana Seiça (Benfica), Carole Costa (Benfica), Catarina Amado (Benfica), Lúcia Alves (Benfica), Diana Gomes (Sevilha) e Sílvia Rebelo (Benfica).

Médios: Tatiana Pinto (Levante), Fátima Pinto (Alavés), Dolores Silva (SC Braga), Andreia Jacinto (Real Sociedad), Andreia Norton (Benfica) e Ana Rute (SC Braga).

Avançadas: Telma Encarnação (Marítimo), Carolina Mendes (SC Braga), Jéssica Silva (Benfica), Diana Silva (Sporting), Ana Borges (Sporting), Ana Capeta (Sporting) e Kika Nazareth (Benfica).