Mais

Momento Flash da semana: Milímetros acabam com o sonho do tricampeonato

A antecipação pela decisão de Frappart
A antecipação pela decisão de FrappartAFP
Todos os dias há belos momentos no desporto nacional, mas há destaques e destaques. Nesta nova rubrica, o Flashscore traz-lhe o melhor momento da semana, focando-se maioritariamente - mas não exclusivamente - no futebol português. Entre golos, defesas, cortes ou simplesmente um gesto, vai poder ver aqui o que realmente importa: o jogo bonito

Era, sem dúvida, um dos jogos mais antecipados do Mundial-2023. A má prestação dos Estados Unidos da América na fase de grupos – onde empatou com Portugal – colocou as bicampeãs europeias em rota de colisão com uma Suécia que superou a pole só com triunfos.

Pela primeira vez estas duas potências do futebol feminino encontravam-se na fase a eliminar de um Campeonato do Mundo e o jogo não desiludiu. Se é certo que o marcador não mexeu durante 120 minutos, não faltaram motivos de emoção, com o mundo a reconhecer Zecira Musovic como uma das grandes figuras. Com 11 defesas, a guardiã segurou o poderio ofensivo de quem tem Sophia Smith, Alex Morgan, Trinity Rodman ou Megan Rapinoe.

Musovic foi estrela na Suécia
Musovic foi estrela na SuéciaAFP

No final, a única forma de decidir o embate entre a primeira e a terceira classificada do ranking da FIFA foi na marcação de grandes penalidades. E foi assim que o sonho de um inédito tricampeonato mundial (feminino ou masculino) acabou por se transformar num pesadelo de milímetros.

Depois de Kelley O’Hara ter desperdiçado a sétima grande penalidade dos Estados Unidos da América, Lina Hurtig tinha nos pés o remate da vitória. E mais dramático não podia ser.

Alyssa Naeher estirou-se para o lado direito, adivinhando o remate da sueca, mas não conseguiu evitar que a bola transpusesse completamente a linha de baliza. Por momentos, os mais de 27 mil adeptos que enchiam o AAMI Park em Melbourne e as duas equipas olharam em suspenso para Stephanie Frappart, que aguardava a indicação do VAR.

Estava tudo nos conformes, a bola passou a linha de baliza. Depois de duas vitórias consecutivas, os Estados Unidos foram eliminados nos oitavos de final. Segue em frente a Suécia que vai com legítimas aspirações de se tornar apenas a quinta vencedora de um Mundial feminino.

Os centímetros da festa sueca
Os centímetros da festa suecaFox

Leia aqui os outros Momentos Flash