
Recorde as principais incidências da partida
O entusiasmo era enorme para o arranque da mais recente edição do Mundial Feminino, mas as horas que antecederam o pontapé de saída ficaram marcadas pelos piores motivos - tiroteio nas ruas de Auckland provocou três mortes.
Cumprido o minuto de silêncio em memória das vítimas, depois da atuação do povo maori, o povo nativo da Nova Zelândia, na sessão de abertura no Eden Park, Nova Zelândia e Noruega entraram em campo com os três pontos em mente, mas não foi fácil desatar o nó da igualdade.
Os primeiros minutos ficaram marcados pelos vários duelos físicos, os muitos passes errados da seleção nórdica e uma aposta clara das neozelandesas na pressão alta e no contra-ataque.

Hannah Wilkinson incansável
Contra todas as expectativas, até pela diferença no ranking (Nova Zelândia, 26º, e Noruega, 12º), a seleção neozelandesa, talvez empurrada pelo forte apoio do seu público, apresentou-se muito mais organizada e atrevida e terminou o primeiro tempo por cima do jogo, com Jacqueline Hand e Hannah Wilkinson a darem muitas dores de cabeça à linha defensiva norueguesa.

Os bons indicadores deixados no primeiro tempo pela equipa de Jitka Klimkova trouxeram frutos na segunda parte. A mesma dinâmica, de parte a parte, e a Nova Zelândia a aproveitar a apatia das adversárias para abrir o marcador no Eden Park.
Numa jogada começada na área da Nova Zelândia, a bola chegou aos pés de Jacqueline Hand, que partiu em velocidade pelo corredor direito para o cruzamento com conta, peso e medida para a finalização de Hannah Wilkinson, avançada com passagem pelo futebol português ao serviço do Sporting.
Aos 63 minutos, Indiah-Paige Riley esteve pertíssimo de dilatar a vantagem, mas viu Aurora Mikalsen voar para negar o golo e, aos 81', foi a vez de Tuva Hansen ameaçar a igualdade, com um potente remate ao ferro.
Ainda assim, foi a Nova Zelândia a ter a melhor oportunidade para o segundo golo da partida, quando, ao minuto 90', Percival desperdiçou uma grande penalidade a castigar mão na bola de Hansen após cruzamento de Malia Steinmetz.

Melhor em campo Flashscore: Hannah Wilkinson