A Suécia chega aos oitavos de final com um pleno de vitórias no grupo, enquanto os Estados Unidos da América, atual campeão, ficou em segundo lugar, com apenas um triunfo numa poule onde também estava Portugal. As escandinavas foram uma de três selecções (para além do Japão e da Inglaterra) a sair da fase de grupos com nove pontos, após as vitórias sobre a África do Sul e a Itália e a Argentina. O técnico Peter Gerhardsson optou por fazer nove mudanças na última partida do Grupo G contra as sul-americanas, portanto não deve haver nenhum sinal de cansaço.
Apesar da dimensão relativamente pequena do país, os suecos têm uma história impressionante no Campeonato do Mundo: chegaram à final em 2003 e terminaram em terceiro lugar em 1991, 2011 e 2019. Curiosamente, venceram os Estados Unidos da América por 3-0 no último encontro, nos Jogos Olímpicos de Tóquio, depois de o adversário ter estado invicto durante anos. No entanto, essa vitória foi um dos únicos cinco triunfos em 27 jogos entre ambos.

Estados Unidos da América
Entretanto, as suas próximas adversárias estão a ser criticadas por antigas jogadoras e pelos meios de comunicação social nacionais, depois de terem chegado à fase a eliminar com um empate sem golos contra Portugal. Em resposta, a capitã Lindsey Horan saiu em defesa da sua equipa, sublinhando que os críticos "não fazem ideia" do trabalho que está a ser feito nos bastidores.
Apesar dos seus problemas neste torneio, os Estados Unidos têm um registo favorável no Campeonato do Mundo contra a Suécia, tendo vencido quatro dos seis encontros anteriores. Os últimos cinco confrontos foram disputados em outros tantos torneios. No jogo mais recente, as norte-americanas venceram por 2-0 e, em todos os seis jogos, o resultado ao intervalo foi também o resultado final.
Jogadoras a ter em conta
A guarda-redes sueca Zećira Mušović foi poupada durante o jogo contra a Argentina e sofreu apenas dois golos nos últimso quatro jogos. Entretanto, a capitã dos Estados Unidos, Horan, abriu o marcador logo aos três minutos da última vez que estas equipas se defrontaram num Campeonato do Mundo e, depois de marcar nos dois primeiros jogos neste Campeonato do Mundo, está agora a um golo de chegar aos 30 golos internacionais.
Estatística a ter em conta: Os Estados Unidos venceram o seu primeiro jogo da fase a eliminar em todas os Mundiais até agora e marcaram pelo menos dois gols em todas as partidas, exceto uma.