Mais

Pierluigi Collina: "Queremos criar mais transparência e mais compreensão da decisão dos árbitros"

Pierluigi Collina explicou novidades do Mundial feminino em conferência de imprensa
Pierluigi Collina explicou novidades do Mundial feminino em conferência de imprensaProfimedia
O organismo máximo da arbitragem da FIFA está convencido dos benefícios das explicações das decisões do VAR no Campeonato do Mundo Feminino de 2023 na Austrália e Nova Zelândia, que começa na quinta-feira. "Queremos criar mais transparência e mais compreensão da decisão dos árbitros", disse o chefe dos árbitros, Pierluigi Collina, em Sidnei, na terça-feira.

"Os testes com os árbitros aqui no campo de treino correram muito bem. Estamos muito confiantes", acrescentou Pierluigi Collina.

Na fase final, as decisões serão explicadas em inglês pelos respetivos árbitros através dos microfones do estádio, após prova de vídeo - à semelhança do que acontece na liga profissional de futebol americano NFL. 

A FIFA já tinha experimentado o procedimento no Campeonato do Mundo de Clubes e no Campeonato do Mundo Sub-20 Masculino. Em particular, são anunciadas a decisão, o motivo, os jogadores envolvidos e uma breve descrição do incidente.

Espera-se que a explicação por altifalante também seja utilizada, a médio prazo, em ligas nacionais como a Bundesliga.

"Depois do Campeonato do Mundo, vamos discutir o que é melhor para o futuro", disse Collina.

Também é certo que o Campeonato do Mundo de Futebol Feminino terá um tempo de compensação semelhante ao da final masculina no Catar para combater a perda de tempo de jogo.