O momento é importante para as jogadoras portuguesas. 23 (mais duas de reserva) embarcaram para Auckland, na Nova Zelândia, onde vão dar procurar dar asas ao sonho Mundial.
Após dois jogos particulares em território nacional - empate frente a Inglaterra (0-0) e vitória sobre a Ucrânia (2-0) -, Portugal viajou até aoFPF outro lado do Mundo e já tem o foco apontado para o duelo contra os Países Baixos, marcado para o próximo dia 23 de julho, em Dunedin, a contar para a primeira jornada da fase de grupos da competição.

O selecionador Francisco Neto, há dez anos no comando técnico da seleção principal portuguesa, optou pela continuidade e não apresentou grandes surpresas na lista final de 23 jogadoras escolhidas para representarem Portugal no Mundial.
Houve apenas quatro alterações relativamente à convocatória para o Euro-2022: Ana Seiça, Ana Capeta, Ana Rue e Andreia Jacinto nas vagas de Alícia Correia, Suzane Pires, Vanessa Marques e Andreia Faria.

Jéssica Silva veste a 10; Kika Nazareth o 20
Estão definidos os números das camisolas que as jogadoras da Seleção Nacional vão utilizar no Campeonato do Mundo de 2023. Jéssica Silva, avançada do Benfica, mantém o tradicional 10. Já a jovem Kika Nazareth, uma das principais figuras da nova geração, é o 20.
1. Inês Pereira
3. Lúcia Alves
7. Ana Rute
9. Ana Borges
10. Jéssica Silva
11. Tatiana Pinto
12. Patrícia Morais
13. Fátima Pinto
14. Dolores Silva
15. Carole Costa
16. Diana Silva
17. Ana Seiça
18. Carolina Mendes
19. Diana Gomes
20. Kika Nazareth
21. Ana Capeta
22. Rute Costa
23. Telma Encarnação
O grupo que está na Nova Zelândia às ordens de Francisco Neto inclui, ainda, duas jogadoras não contempladas na convocatória para o Mundial: Maria Alagoa, com o número 24, e Alicia Correia, com o 25.