É a segunda grande baixa da equipa orientada por Bruce Mwape, depois da guarda-redes titular Hazel Nali ter sofrido uma grave lesão no joelho e ter sido substituída por Leticia Lungu.
A médica da equipa da Zâmbia, Faith Chibeza, não explicou o motivo da ausência de Chanda, mas uma fonte disse à Reuters que ela foi hospitalizada para receber tratamento.
"Grace Chanda adoeceu e infelizmente está fora do torneio. Fizemos tudo o que podíamos para a ajudar, ela está a receber toda a atenção de que precisa, mas não vai poder participar", disse Chibeza.
Chanda é ex-capitã da seleção e uma jogadora extremamente influente, que foi fundamental para a rápida ascensão da Zâmbia no futebol internacional nos últimos anos. Foi substituída Comfort Selemani, de apenas 18 anos, que fez parte da seleção preliminar, mas não chegou a ser convocada.
Apesar dos contratempos, Mwape disse esta sexta-feira que as Rainhas de Cobre estão confiantes de que podem medir forças com qualquer adversário no torneio, animadas pela surpreendente vitória por 3-2 no particular contra a Alemanha, número dois do mundo, há duas semanas.
"No que me diz respeito, não somos outsiders. Os únicos que podem pensar assim são os nossos adversários. Nós não pensamos assim, consideramo-nos uma grande equipa que pode desafiar qualquer outra equipa do mundo", afirmou.
"Há dois meses que nos preparamos para este Campeonato do Mundo e sinto que estamos prontos para qualquer equipa do torneio", acrescentou.