Segundo relatos, Carlo Ancelotti ficou incomodado com Gattuso por este ter assumido o cargo sem o avisar. Enquanto jogador, Gattuso manteve uma relação próxima com Ancelotti no AC Milan, em que juntos conquistaram dois títulos da Liga dos Campeões.
A ligação deteriorou-se quando o presidente do Nápoles, Aurelio De Laurentiis, começou a preparar o despedimento de Ancelotti e iniciou conversas preliminares com Gattuso.
Ao ouvir os rumores, o agora selecionador do Brasil tentou contactar o seu antigo pupilo, mas não obteve resposta. Dias depois, após uma vitória na Liga dos Campeões frente ao Genk, Ancelotti foi dispensado e Gattuso contratado, deixando o antigo treinador tão magoado que evitou até olhar para os colegas enquanto esvaziava o cacifo.
“Nunca mais falaram ou se viram. O meu pai ficou magoado e não finge que nada aconteceu”, contou a filha de Carlo Ancelotti ao Corriere della Sera.
“O Rino nunca mais lhe ligou, provavelmente vão voltar a encontrar-se no Mundial, todos esperamos que a Itália se qualifique. Uma final Brasil-Itália seria fantástica, a última foi em 1994, o pai era adjunto de Sacchi. Onde é que estava o Gattuso?!”, questionou.
