O maior de todos os tempos
O Mundial-2022 foi o 22.º Campeonato do Mundo da FIFA. Este foi o último torneio com 32 equipas participantes, tendo o número aumentado para 48 na edição de 2026. Para evitar os extremos do clima quente do Catar, o evento foi realizado em novembro e dezembro, em vez dos tradicionais meses de junho e julho.
Com 172 golos, o torneio estabeleceu o recorde de mais golos marcados no formato de 32 equipas, com cada equipa participante a marcar pelo menos um golo, e o ponto alto de todo o mês foi a final. A Argentina foi coroada campeã depois de derrotar a França, detentora do título, nos penáltis.
Kylian Mbappé tornou-se o primeiro jogador a marcar três golos numa final de um Campeonato do Mundo desde Geoff Hurst no Campeonato do Mundo de 1966 e ganhou a Bota de Ouro, com oito golos no total. Tornou-se também o primeiro jogador a marcar em duas finais consecutivas desde que o brasileiro Vavá fez o mesmo, em 1958 e 1962.
No entanto, Mbappé foi ultrapassado por Lionel Messi, que "finalmente" ganhou o Campeonato do Mundo e foi nomeado o melhor jogador do torneio.
Com um recorde de 1,5 mil milhões de espectadores, a final tornou-se um dos eventos desportivos mais vistos da história.
Os estádios de futebol do Catar
O Catar é um país pequeno, com uma população de cerca de três milhões de habitantes, mas é muito rico. Os catarianos podiam dar-se ao luxo de acolher um evento tão importante como o Campeonato do Mundo. Claro que tiveram de construir as infra-estruturas necessárias. Assim, a partir de 2010, foram construídos ou renovados oito estádios em cinco cidades do Catar para acolher o Campeonato do Mundo de 2022.
As infra-estruturas têm sido uma das questões mais debatidas em torno do torneio. Dos oito estádios, à exceção de dois, todos foram desmantelados, moderadamente modificados ou fortemente modificados.
O Estádio 974, construído a partir de contentores marítimos, deveria ter sido um exemplo positivo de sustentabilidade. Após o torneio, deveria ter sido desmontado e transportado para outro local, onde continuaria a ser utilizado como palco de jogos de futebol.
Stade 974: um exemplo de sustentabilidade ou um fracasso?
O estádio foi inaugurado em novembro de 2021 e recebeu jogos durante o Campeonato Árabe de 2021 e o Campeonato do Mundo de 2022, após o que estava previsto que fosse desmantelado e transferido para África ou para a América do Sul. No entanto, tal não aconteceu e o estádio continua abandonado no seu local original.
Mas há poucos dias, em dezembro de 2024, voltou a ganhar vida. Ainda no mesmo local, acolheu os jogos da Taça Intercontinental de 2024.
O Stade 974 ainda tem uma hipótese de cumprir o seu objetivo original. Esperemos que este notável estádio não fique na história como mais uma polémica durante o Campeonato do Mundo no Catar.
Estádio Lusail: mais uma grande final ao fim de dois anos
A final do Campeonato do Mundo de 2022 teve lugar no Estádio Lusail e agora, a 18 de dezembro de 2024, exatamente dois anos depois, terá lugar outra final.
O Estádio Lusail é o maior estádio do Catar e do Médio Oriente, com uma capacidade de quase 90.000 espectadores. No entanto, a capacidade do estádio deverá ser reduzida para metade num futuro próximo.
O Estádio Lusail será mais uma vez palco de uma final de alto nível, ao receber o jogo da Taça Intercontinental entre o Real Madrid e o Pachuca.