Mais

Julian Nagelsmann e a qualificação para o Mundial: "Deixei de ter o hábito de escolher adversários"

O selecionador alemão Nagelsmann já conhece o modo complicado.
O selecionador alemão Nagelsmann já conhece o modo complicado.ČTK / imago sportfotodienst / Eibner-Pressefoto/Memmler
Devido ao facto de a Liga das Nações estar interligada com a eliminação do Campeonato do Mundo, a Alemanha pode esperar um sorteio estranho.

Julian Nagelsmann mantém-se fiel a si próprio."Já disse muitas vezes", confessou recentemente,"que esperava adversários no meu primeiro sorteio - o que acabou por não acontecer e, desde então, deixei de ter esse hábito".

Desta vez, o selecionador alemão também não deve ponderar muito, porque ainda não conhece os seus adversários no caminho para o Campeonato do Mundo de 2026, mesmo depois de os grupos de qualificação europeus terem sido sorteados.

Como? Sim, as federações criaram uma curiosidade muito especial para o evento na sede da FIFA em Zurique, na sexta-feira. Isto significa que Nagelsmann e a seleção alemã podem "escolher" contra quem jogam - ou quem querem evitar - após o sorteio na Suíça.

O que parece ser uma distorção da competição é, na verdade, uma consequência da criação de novas competições e da articulação com as antigas. Como foi preciso abrir espaço no apertado calendário para os quartos de final da Liga das Nações, a qualificação para o Mundial-2026 das principais seleções só começam em setembro.

Os restantes têm de jogar em março e junho, quando as equipas de topo ainda estão a disputar o título da Liga das Nações.

Para a Alemanha, isto significa O resultado do seu confronto com a Itália nos quartos de final, em março, decidirá quem terá de enfrentar nas eliminatórias para o Campeonato do Mundo - e quando e quantos adversários terá. Parece confuso? Pois é.

O sorteio do Campeonato do Mundo é particularmente complicado desta vez.
O sorteio do Campeonato do Mundo é particularmente complicado desta vez.Mike Egerton / PA Images / Profimedia

Em primeiro lugar, as boas notícias: a Alemanha está no Pote 1 em Zurique, tal como outras onze nações de topo, graças à vitória no grupo da Liga das Nações. Assim, evita a campeã europeia Espanha, bem como os antigos campeões mundiais Itália, França e Inglaterra ou os Países Baixos e Portugal. No entanto, os habituais bilhetes "Alemanha" e "Itália" não serão sorteados na sexta-feira, mas sim os "placeholders" - neste caso específico: vencedores e vencidos dos quartos de final 4.

Nagelsmann, que será acompanhado pelo diretor desportivo Rudi Völler na sua última viagem de negócios do ano do Campeonato da Europa, saberá mais tarde: Se vencer a Itália, estaremos no Grupo X, se perdermos, estaremos no Grupo Y.

Os adversários que esperam serão definidos na sexta-feira, assim como o seu número - devido à Final Four da Liga das Nações, os vencedores dos quartos de final serão atribuídos a um grupo de quatro e os perdedores a um grupo de cinco.