Mano Menezes será o 7.º técnico brasileiro da história da seleção peruana: veja os outros

Ex-técnico da seleção brasileira, Mano Menezes terá a missão de apurar o Peru para o Mundial
Ex-técnico da seleção brasileira, Mano Menezes terá a missão de apurar o Peru para o MundialLUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Após deixar o comando do Grémio, Mano Menezes já tem um novo desafio na carreira. O treinador gaúcho, de 63 anos, regressa ao circuito das seleções nacionais para assumir o comando do Peru, que terminou a última qualificação sul-americana na penúltima posição, com apenas 12 pontos em 18 jogos.

Apesar de parecer um “completamente aleatório”, brasileiros à frente da Bicolor não são novidade. Mano Menezes será o sétimo técnico do país pentacampeão mundial a comandar a seleção peruana na história. 

O último deles foi Paulo Autuori, que permaneceu à frente da seleção nacional entre 2003 e 2005. À época, o treinador pediu demissão após uma crise interna na federação local, que culminou na sua convocatória por uma comissão do Congresso peruano responsável por investigar supostas irregularidades, incluindo o seu contrato.

O primeiro brasileiro a dirigir a seleção do Peru foi Jaime de Almeida. Ex-jogador e tricampeão carioca pelo Flamengo, também fez história como técnico no futebol peruano, ao conquistar três títulos nacionais pelo Alianza Lima. Durante a sua passagem pelo clube, Jaime comandou a seleção peruana num particular disputado em 1962. 

O brasileiro também foi o responsável por lançar Teófilo Cubillas, uma das maiores estrelas da história do futebol peruano.

Mas nenhum deles obteve mais sucesso do que Didi. Bicampeão mundial com a seleção brasileira como jogador — tendo sido mesmo eleito o melhor jogador do Mundial-1958 —, também fez história à beira do relvado, ao conquistar o campeonato peruano pelo Sporting Cristal em 1968 e, posteriormente, assumir o comando da seleção peruana.

Didi levou a Bicolor ao Mundial-1970, surpreendendo ao bater a Argentina na qualificação, dentro da Bombonera, e garantindo o apuramento do Peru para o seu primeiro Mundial desde 1930. Foi sob o comando de Didi que a seleção local registou a sua melhor campanha em Campeonatos do Mundo: o sétimo lugar no Mundial de 1970.

Outro brasileiro que conseguiu apurar o Peru para um Mundial foi Tim, pentacampeão carioca pelo Fluminense como jogador, além de ter dirigido Vasco e Flamengo como técnico. Em 1981, assumiu o comando da Bicolor e apurou a seleção nacional para o Mundial-1982, em Espanha.

Mano Menezes terá a missão de resgatar esse histórico e apurar o Peru para um Mundial, algo que não acontece desde o Mundial-2018, quando a Bicolor não passou da primeira fase. 

Veja todos os brasileiros que já comandaram a seleção peruana: 

Jaime de Almeida - 1962 

José Gomes Nogueira - 1966 

Didi - 1968-1970 

Tim - 1981-1982

José Macia - 1989 

Paulo Autuori - 2003-2005 

Mano Menezes - 2026