Mais

Mundial-2026: Alemanha arranca missão e Nagelsmann tem muitas ausências para lidar

Julian Nagelsmann na Liga das Nações
Julian Nagelsmann na Liga das NaçõesČTK / imago sportfotodienst / osnapix / Marcus Hirnschal

Julian Nagelsmann enviou os olheiros. O selecionador nacional levou os seus observadores a quase todos os estádios para a estreia na Bundesliga, com os fios a juntarem-se na sua casa. Afinal, a longa missão da Alemanha começa na quarta-feira com a primeira convocatória da época do Campeonato do Mundo - e Nagelsmann, que não está isento de preocupações, é mais uma vez procurado como um consertador.

O guarda-redes Marc-André ter Stegen, o pé mágico Jamal Musiala, o atacante Kai Havertz - a ausência de alguns jogadores importantes está causando dor de cabeça ao técnico de 38 anos. No entanto, a maior parte da lista de 23 nomes da Alemanha para os dois primeiros jogos de qualificação, a 4 de setembro na Eslováquia e três dias depois contra a Irlanda do Norte em Colónia, foi rapidamente preenchida.

Nagelsmann pode fazer alguns ajustes, mas não abre mão do seu grande objetivo. "Queremos ser campeões do mundo", disse o técnico da seleção em uma recente aparição pública em Leipzig.

Para isso, ele ordenou que o capitão Joshua Kimmich voltasse a jogar no centro. Devido ao"pouco tempo disponível", Nagelsmann enfatizou que não poderia mais fazer experiências no"coração da defesa". Depois de seis jogos de qualificação contra a Eslováquia, a Irlanda do Norte e o Luxemburgo até novembro, restam ainda dois particulares em março e junho antes da fase final.

No entanto, as cartas serão novamente baralhadas noutras posições. Com Kimmich fora da lateral direita e Nico Schlotterbeck e Benjamin Henrichs também lesionados, os jovens podem esperar uma chamada.

Nnamdi Collins, vice-campeão europeu sub-21, e Nathaniel Brown, do Eintracht Frankfurt, que disputou a Liga dos Campeões, estão à espera. Rocco Reitz e Brajan Gruda também estão à espera de uma convocatória do selecionador nacional.

Candidatos vacilantes Sané e Gnabry

Mas Nagelsmann também precisa decidir como lidar com alguns jogadores consagrados. Leroy Sané fez uma autopromoção ao marcar o seu primeiro golo pelo Galatasaray no domingo, mas a convocatória não é 100% certa. Serge Gnabry foi o melhor jogador da partida de gala do FC Bayern contra o RB Leipzig (6-0), mas até o selecionador nacional continua a pensar nas más prestações na final da Liga das Nações contra Portugal (1-2) e França (0-2).

Tal como em março, é provável que escolha Oliver Baumann como guarda-redes número um, na ausência de ter Stegen. O jogador do Hoffenheim deixou uma boa impressão na vitória em Leverkusen (2-1) e ganhou mais confiança. A Alemanha também vai tentar recuperar essa confiança.

A tarefa até ao início do Campeonato do Mundo nos EUA, México e Canadá é tornar-se"uma equipa de topo" e aproveitar os próximos jogos para "readquirir a naturalidade de ganhar jogos", exigiu Florian Wirtz na entrevista ao FIFA.com.

Para isso, Nagelsmann não está a deixar nada ao acaso. Além disso, ele intensificou recentemente o contato com os técnicos dos clubes para saber o que eles pretendem com os jogadores da seleção. Depois de apresentar a convocatória em Frankfurt/Main, Nagelsmann vai a Wiesbaden para assistir ao jogo do Bayern pela Taça da Alemanha, na quarta-feira à noite. Assim, Nagelsmann não dependerá dos seus olheiros.