Mais

Mundial-2026: Alemanha não conta com Havertz, mas há esperança por Ter Stegen

Kai Havertz sofreu uma lesão no joelho
Kai Havertz sofreu uma lesão no joelhoConor Molloy / ProSportsImages / DPPI via AFP / Profimedia

Kai Havertz não estará disponível para a seleção alemã nos próximos jogos de qualificação para o Campeonato do Mundo - e poderá ter de recear uma ausência prolongada. O jogador de 26 anos foi convocado pelo selecionador Julian Nagelsmann para o início da qualificação do Campeonato do Mundo na Eslováquia (4 de setembro) e três dias depois contra a Irlanda do Norte em Colónia.

"Não vai conseguir, pois tem uma lesão no joelho", afirmou o diretor desportivo da DFB, Rudi Völler, num encontro com os meios de comunicação social em Hürtgenwald, na segunda-feira:"Não sabemos exatamente como as coisas vão evoluir nas próximas semanas. Se será necessária uma operação ou se o tratamento será conservador".

O avançado Kai Havertz jogou 30 minutos pelo Arsenal na abertura da época da Premier League no Manchester United (1-0). No sábado passado, não participou na vitória por 5-0 sobre o Leeds United devido a uma lesão não especificada no joelho.

Depois da lesão de Marc-André ter Stegen, Völler está muito tranquilo quanto à situação do guarda-redes da seleção alemã - e acredita que o número um alemão vai regressar.

"É bom que lhe dêmos a oportunidade de regressar. Ele mereceu isso ao longo de muitos e muitos anos", disse Völler num evento de imprensa em Hürtgenwald na segunda-feira, mas acrescentou:"O mais importante é que ele volte a ficar em forma e que jogue depois".

O guarda-redes internacional está a atravessar uma fase difícil no Barcelona e vai estar de fora durante vários meses na sequência de uma cirurgia às costas. Isto significa que o sucessor do número um de longa data, Manuel Neuer, não estará disponível para os jogos contra a Eslováquia, Irlanda do Norte e Luxemburgo em setembro, outubro e novembro.

Além disso, antes da operação, o treinador Hansi Flick colocou-o no terceiro lugar da hiraraquia. Apesar de ter um contrato até 2028, o seu futuro ainda é incerto.

Marc-André ter Stegen encontra-se numa situação complicada
Marc-André ter Stegen encontra-se numa situação complicadaČTK / imago sportfotodienst / Bagu Blanco / PRESSIN

Porta fechada a Neuer

Até ao regresso de ter Stegen, Völler afirmou que"temos guarda-redes que são absolutamente de topo, mesmo a nível internacional. Vi isso no fim de semana em Leverkusen".

Oliver Baumann"fez um excelente jogo contra o Hoffenheim. Não tenho qualquer dor de cabeça. Nem o Julian Nagelsmann, que o Oliver ou um ou outro se vão sair bem", disse Völler.

Völler descartou o regresso de Neuer, tal como Nagelsmann o fez recentemente. Isso"não é um problema".

Nagelsmann também sublinhou recentemente que iria continuar a planear com ter Stegen o Campeonato do Mundo de 2026. "Na minha cabeça, sei que Marc voltará em dezembro, depois jogará os dois jogos em março, em junho também, e depois jogará o Campeonato do Mundo", disse o selecionador nacional em Leipzig no final de julho.