Mundial-2026: Alex Iwobi ultrapassa Nwankwo Kanu e Muda Lawal e bate recorde pela Nigéria

Alex Iwobi ao serviço da Nigéria
Alex Iwobi ao serviço da NigériaGAVIN BARKER / EPA / Profimedia

Alex Iwobi, médio do Fulham, superou Nwankwo Kanu, duas vezes eleito Jogador Africano do Ano, e o ídolo Muda Lawal para se tornar o quinto jogador nigeriano com mais partidas disputadas em todos os tempos.

O médio foi incluído no onze das Super Águias para o jogo de qualificação para o Mundial-2026 contra a África do Sul, na terça-feira, marcando a sua 87.ª internacionalização.

Iwobi tinha igualado os grandes jogadores nigerianos depois de ter participado na vitória por 1-0 sobre o Ruanda no Estádio Godswill Akpabio, em Uyo. Contudo, o novo marco acontece no empate com África do Sul que complica as esperanças nigerianas de chegar ao Campeonato do Mundo.

Depois de ter representado a Inglaterra nas categorias sub-16, sub-17 e sub-18, o ex-jogador do Arsenal trocou de nacionalidade para o tricampeão africano em 2015.

A 8 de outubro desse ano, estreou-se na seleção principal num amigável com a República Democrática do Congo (derrota por 2-0), na Bélgica, entrando para o lugar de Ahmed Musa aos 57 minutos.

Desde então, tem sido um dos pilares das Super Águias, tendo participado no Campeonato do Mundo de 2018 na Rússia, em que jogou os três jogos da fase de grupos antes da equipa de Gernot Rohr ser eliminada.

Iwobi também participou em três edições da Taça das Nações Africanas: Egito (2019), Camarões (2021) e Costa do Marfim (2023), em que desempenhou um papel fundamental na campanha da Nigéria até ao segundo lugar.

O antigo jogador do Everton marcou 10 golos internacionais, o primeiro dos quais a 9 de outubro de 2016, na vitória sobre a Zâmbia, no Estádio Levy Mwanawasa, em Ndola, nas eliminatórias para o Campeonato do Mundo.

Iwobi e Osimhen
Iwobi e OsimhenGAVIN BARKER / EPA / Profimedia

Nascido em Lagos e sobrinho do lendário Jay-Jay Okocha, expressou seu orgulho em representar a Nigéria, embora tenha admitido que foi "uma decisão difícil" recusar a Inglaterra.

"Foi uma decisão difícil escolher a Nigéria em vez da Inglaterra", disse Iwobi ao Arsenal Player em 2016: "A Inglaterra contactou-me recentemente, antes de jogar o meu primeiro jogo competitivo pela Nigéria, a perguntar se eu queria jogar pela Inglaterra. Estou muito orgulhoso por representar a Nigéria, mas gostaria de agradecer à Inglaterra pela oportunidade que me deu, foi uma decisão difícil. O amor que a Nigéria me demonstrou... quando joguei por eles num amigável, os adeptos ficaram loucos. Os adeptos quase nos comem porque gostam muito de nós. Estou a gostar de jogar por eles".

Iwobi, que também está a caminho de se tornar o jogador nigeriano com mais jogos na história da Premier League, está a apenas quatro partidas de igualar as 91 internacionalizações de John Obi Mikel. O recorde de todos os tempos, no entanto, pertence a Ahmed Musa, que acumulou impressionantes 111 internacionalizações.

Os números de Iwobi
Os números de IwobiFlashscore