Mais

Mundial-2026: Austrália avisada contra os "mergulhos" e "encenações" da Arábia Saudita

Tony Popovic, técnico da Austrália, cumprimenta Riley McGree após a vitória sobre o Japão
Tony Popovic, técnico da Austrália, cumprimenta Riley McGree após a vitória sobre o Japão Reuters / Issei Kato

O australiano Connor Metcalfe advertiu os seus companheiros de equipa para que evitem reagir às manobras da Arábia Saudita quando as nações se defrontarem em Jeddah na terça-feira, com a qualificação automática para o Mundial do próximo ano em jogo.

A seleção de Tony Popovic vai para o jogo no King Abdullah Sports City com um pé no avião para a América do Norte depois da vitória por 1-0 sobre o Japão na quinta-feira, que deu aos Socceroos espaço para respirar na busca por uma vaga no Mundial-2026.

Apesar da vantagem, Metcalfe quer garantir que os australianos não percam a concentração antes dos 90 minutos cruciais que serão disputados diante de mais de 50 mil adeptose sob um calor sufocante.

"Vai haver muito mergulho, muita encenação, mas o importante é bloquear o barulho, concentrar-se em nós mesmos e fazer o melhor que pudermos", disse o meio-campista do St.Pauli: ""Não podemos ser afetados por nada disso, porque se formos afetados por qualquer um dos seus pequenos joguinhos deles ou barulho ou o que quer que seja, então isso vai afetar o jogo, e eles vão ter essa pequena vantagem sobre nós."

A Austrália tem três pontos de vantagem sobre a seleção de Herve Renard e uma diferença de golos grande o suficiente para que os sauditas precisem vencer por cinco de diferença para ficarem em segundo lugar e conquistarem a última vaga automática.

O Japão já garantiu o primeiro lugar do Grupo C, enquanto Irão, Uzbequistão, Coreia do Sul e Jordânia ficaram com as outras vagas disponíveis para os países asiáticos no Mundial-2026.

A quarta ronda de qualificação, que se disputará em outubro, dará lugar a mais duas vagas.

Se a Arábia Saudita não vencer os australianos, ficará em terceiro lugar no Grupo C e passará para a próxima fase, onde se juntará a Emirados Árabes Unidos, Catar, Iraque e Indonésia.

A atual classificação do grupo
A atual classificação do grupoFlashscore

Também a lutar por uma vaga na quarta fase estão Omã e Palestina, que tentam garantir o terceiro ou o quarto lugar do Grupo B nesta terça-feira.

Os dois países defrontam-se em Amã, e os palestinos precisam vencer para superar a seleção de Rashid Jaber e manter vivo o sonho da classificação para o Mundial-2026.

A Palestina vai para o encontro depois de ter derrotado o Kuwait por 2-0 na quinta-feira, mantendo-se na luta por um lugar nos Estados Unidos, Canadá e México.