Recorde as incidências da partida

Uma semana depois de ter sido emprestado pelos italianos do Verona ao Casa Pia, da Liga portuguesa, o avançado marcou em contra-ataque aos 54 minutos e decidiu o jogo da oitava e antepenúltima jornada de apuramento, no Estádio Nacional de Cabo Verde, na Praia.
Dailon Livramento foi um dos cinco jogadores que alinham em Portugal a integrarem as escolhas iniciais do selecionador Pedro Brito, mais conhecido por Bubista, que também apostou no guarda-redes Vozinha (Desportivo de Chaves), no médio Yannick Semedo (Farense) e nos dianteiros Telmo Arcanjo (Vitória SC) e Jovane Cabral (Estrela da Amadora) - saiu aos 52 minutos, por lesão.
Sidny Cabral (Estrela da Amadora) e Stopira (Torreense) não saíram do banco de suplentes e David Moreira (Sporting B) falhou a receção aos Camarões, cinco vezes campeões africanos e recordistas naquele continente de presenças em Mundiais (oito).
A dimensão do encontro levou mesmo o Governo cabo-verdiano a conceder tolerância de ponto aos funcionários públicos da ilha de Santiago, de forma a acompanharem a partida disputada na capital daquele país lusófono, que impôs a quinta vitória consecutiva dos tubarões azuis e a primeira derrota dos leões indomáveis na corrida ao Mundial-2026.

Cabo Verde segue no primeiro lugar do Grupo D, único de qualificação direta, com 19 pontos, contra 15 dos Camarões, segundos classificados, e 14 da Líbia, terceira e vitoriosa na receção de hoje ao Essuatíni (2-0), sexto e último, com dois.
Com possibilidades de se apuraram apenas através dos play-offs estão Angola, quarta, com sete pontos, e Maurícia, quinta, com seis, que visita a seleção orientada pelo português Pedro Gonçalves às 20:00, no Estádio Nacional 11 de Novembro, em Luanda, no fecho da oitava jornada.
Os vencedores das nove poules acedem diretamente à fase final do Campeonato do Mundo, enquanto os quatro melhores segundos classificados avançam para a segunda ronda de apuramento, definindo o representante africano no play-off intercontinental.
Cabo Verde pode confirmar a qualificação em outubro, quando visitar a Líbia e receber o Essuatíni na conclusão do Grupo D, formalidade que não demoveu os adeptos locais de invadirem em festa o relvado do Estádio Nacional depois da vitória sobre os Camarões.
A 23.ª edição do Mundial decorre entre 11 de junho e 19 de julho de 2026 e contará pela primeira vez com 48 seleções participantes, numa inédita organização tripartida entre Estados Unidos, México e Canadá, todos automaticamente qualificados como anfitriões.