Mais

Mundial-2026: China convoca médio brasileiro para os jogos de qualificação

Serginho (de branco) durante um jogo com o Changchun Yatai
Serginho (de branco) durante um jogo com o Changchun YataiJu Huanzong / XINHUA / Xinhua via AFP
A China convocou o médio brasileiro Serginho, antigo jogador da Oliveirense, para os jogos decisivos de qualificação para o Mundial-2026, menos de uma semana depois de o jogador se ter naturalizado chinês.

A equipa do treinador croata Branko Ivankovic também incluiu o defesa inglês Tyias Browning, que usa o nome chinês Jiang Guangtai.

Serginho, conhecido na China como Sai Erjiniao, obteve a cidadania a 12 de março e jogou os seus primeiros minutos pela equipa asiática no domingo, num amigável à porta fechada contra o Kuweit, de acordo com a televisão estatal CCTV.

O jogador de 30 anos, cujo nome de batismo é Sérgio Oliveira, joga no futebol chinês desde 2020.

A China enfrenta a Arábia Saudita como visitante na quinta-feira e recebe a Austrália na terça-feira da próxima semana, enquanto luta por um lugar no Mundial-2026 na América do Norte.

Os números de Serginho
Os números de SerginhoFlashscore

Os gigantes asiáticos estão no último lugar do grupo, mas têm os mesmos seis pontos que a Indonésia, a Arábia Saudita e o Bahrein, que estão acima deles na diferença de golos. A Austrália tem apenas um ponto a mais, enquanto o Japão lidera o grupo com 16 pontos.

Os dois primeiros de cada grupo qualificam-se automaticamente para o Mundial, enquanto o terceiro e o quarto terão de enfrentar outra eliminatória.

Serginho começou a sua carreira no Santos antes de se juntar ao Kashima Antlers do Japão em 2018. Dois anos mais tarde, ingressou no Changchun Yatai, da Superliga chinesa, antes de se transferir para o Beijing Guoan em fevereiro.