Mundial-2026: Clássicos marcam o regresso da qualificação sul-americana

Lionel Scaloni é o treinador da Argentina
Lionel Scaloni é o treinador da ArgentinaJuan Manuel Baez / NurPhoto / NurPhoto via AFP

O clássico do Rio Plata entre Argentina e Uruguai, juntamente com o confronto Brasil-Colômbia, destacam-se como os jogos mais atrativos no regresso das eliminatórias sul-americanas para o Mundial-2026, cuja 13.ª jornada será disputada entre quinta e sexta-feira.

Com 12 das 18 jornadas disputadas, a campeã do mundo Argentina lidera com 25 pontos e está a um passo de garantir a qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026 na América do Norte. Atrás estão o Uruguai com 20 pontos, Equador e Colômbia com 19 cada, Brasil com 18 e Paraguai com 17, formando as seis equipas que, se terminasse tudo agora, iam qualificar-se para o Mundial.

A seguir, nos lugares do play-off, está a Bolívia com 13 pontos. A Venezuela, com 12, o Chile, com 9, e o Peru, com 7, estão, para já, fora do Campeonato do Mundo.

A classificação da qualificação sul-americana
A classificação da qualificação sul-americanaFlashscore

A 13.ª jornada, em que estão em jogo pontos fundamentais e em que a Argentina pode garantir a qualificação, arranca na quinta-feira com três jogos. Em Assunção, o Paraguai receberá o Chile; em Brasília, o Brasil, sem Neymar devido a lesão, receberá a Colômbia, e em Lima, o Peru enfrentará a Bolívia.

Em seguida, Uruguai e Argentina, os vizinhos do Rio da Prata, se enfrentarão em Montevidéu, sem o astro Lionel Messi, que foi afastado por lesão no último minuto para a Albiceleste.