Acompanhe as incidências da partida
Os Cafeteros perderam os últimos nove pontos nas eliminatórias - algo que não acontecia há duas décadas - e caíram para o segundo lugar.
Depois de destinos diferentes na 13.ª jornada das eliminatórias, o Paraguai (vitória por 1-0 sobre o Chile) está em quinto lugar, com 20 pontos, enquanto a Colômbia (derrota por 2-1 frente ao Brasil) ocupa a sexta posição, com 19.
A Bolívia vem logo atrás, com 13 pontos, e lidera o grupo dos países mais aflitos, que jogam pelo tudo ou nada e podem conseguir um avanço para destronar as selecções mais frágeis do topo.
O jogo da 14.ª jornada será disputado no Estádio Metropolitano, com arbitragem de Facundo Tello (árbitro principal), Juan Belatti e Gabriel Chade, todos da Argentina.
Depois de três derrotas consecutivas, a equipa de Néstor Lorenzo está longe do nível que a levou ao segundo lugar na última Copa América.
Um tropeço não é uma queda
O treinador argentino da Albirroja, Gustavo Alfaro, defendeu o trabalho do compatriota Lorenzo. Na seleção colombiana "há uma ideia bem estruturada que tem dado resultados, além do revés nos últimos três jogos", afirmou.
Lorenzo disse há uma semana que está confiante de que a equipa que "deu tanta esperança e gerou bons resultados ao jogar bem" nos EUA-2024, onde perderam por 1-0 para a Argentina na final, vai finalmente emergir. "Esse é o ideal", sublinhou.
No entanto, na reta final, a Colômbia não tem mostrado muito disso enquanto tenta garantir a qualificação para o seu sétimo Campeonato do Mundo
O Paraguai segue uma história diferente. Desde que Alfaro assumiu o cargo de treinador, a Albirroja está invicta há sete jogos (quatro vitórias e três empates), o que lhe permitiu sair do sétimo lugar.
Antes do início da era Alfaro, a Colômbia venceu o Paraguai em novembro de 2023, em Assunção.
Depois do revés frente à canarinha em Brasília, na quinta-feira, com o golo de Vinícius Jr aos 90+9 minutos, o médio colombiano Jhon Arias sublinhou que tem "uma grande equipa" e que com o Paraguai vai "lutar pelos três pontos".
"Temos de ir conquistando, dando pequenos passos" rumo ao nono Campeonato do Mundo, porque "será muito difícil" o compromisso nas Caraíbas colombianas, onde o Paraguai sucumbiu, antecipou Alfaro.
"Barranquilla deve ser uma das visitas mais difíceis nesta campanha de qualificação" e "é um local tremendamente difícil", disse ele.
A última participação do Paraguai no torneio ecuménico remonta a 2010.