Conheça os sete países já apurados para o Mundial-2026, com destaque para as principais estrelas e jogadores que pode acompanhar no próximo Campeonato do Mundo de seleções.
Estados Unidos da América
Os EUA têm vindo a projetar o Mundial-2026 com ambição, fruto de uma boa geração e agora também de um treinador conhecido mundialmente. Pochettino aceitou o desafio de treinar o país do soccer, mas os resultados não são animadores. Os norte-americanos falharam o pódio na Liga das Nações da CONCACAF e mostraram que não têm, para já, capacidade para ombrear com México e Canadá, sendo até derrotados pelo Panamá.
Os próximos meses vão servir para acertar processos, até porque há talento para conseguir uma boa prestação no Mundial, mas a verdade é que, nos últimos anos, os States parecem ter pedido um pouco da identidade que estavam a começar a criar.
Estrela: Christian Pulisic
Jogador a observar: Ricardo Pepi

Canadá
O Canadá regressou a um Mundial no Catar, depois de ter feito a estreia em 1986, no México, mas ainda procura a primeira vitória em Campeonatos do Mundo. A trajetória da seleção é positiva e permite pelo menos sonhar com esse que será o objetivo inicial dos canadianos numa prova que vai passar por duas cidades do país - Toronto e Vancouver.
Os canadianos já conseguem rivalizar de forma clara com os EUA, país que derrotaram nos dois últimos confrontos, e têm, muito provavelmente, a melhor geração da sua história, como comprova o 31.º lugar no ranking FIFA, o melhor de sempre do Canadá.
Estrela: Alphonso Davies
Jogador a observar: Promise David

México
Um clássico dos Mundiais, o México vai marcar presença num Campeonato do Mundo pela 18.ª vez e recebe a competição em três cidades - Cidade do México, Zapopan e Guadalupe.
Depois de uma pequena crise de identidade, que fez com que não passasse a fase de grupos pela primeira vez desde o Mundial-1978, o México reencontrou-se com um selecionador experiente como Javier Aguirre e já venceu a Liga das Nações da CONCACAF.
Estrela: Santiago Giménez
Jogador a observar: Rodrigo Huescas
Argentina
Apesar de ser a atual campeã do Mundo, a Argentina também teve de passar pelo sempre entusiasmante processo de qualificação da América do Sul, embora o alargamento de equipas para o Mundial-2026 tenha retirado alguma emoção quanto às seleções apuradas.
Claramente a melhor seleção da América do Sul (e talvez a melhor do Mundo), a Argentina nem precisou de um Messi a tempo inteiro para garantir o apuramento. A goleada (4-1) frente ao Brasil foi mais uma prova de que a equipa de Scaloni é forte candidata à revalidação do título.
Estrela: Messi
Jogador a observar: Thiago Almada

Japão
Se a Argentina é a seleção mais forte do continente sul-americano, não há dúvidas que o Japão é o grande destaque asiático.
Os Samurais Azuis tiveram uma qualificação incólume e foram mesmos os primeiros a apurarem-se para o Mundial-2026, se retirarmos da equação os países organizadores. Na fase de apuramento, o Japão apresentou um saldo de 15 jogos, 13 vitórias e apenas dois empates, tendo sofrido um total de dois golos e apontado 48!
Estrela: Takefusa Kubo
Jogador a observar: Zion Sukuki

Nova Zelândia
A Nova Zelândia vai voltar a participar num Campeonato do Mundo pela primeira vez desde 2010, algo que era dado quase como uma certeza tendo em conta o alargamento de clubes para o Mundial-2026.
Os neozelandeses preparam-se para a sua quarta participação depois de dominarem a fase de qualificação na Oceânia, tendo como grande referência o avançado Chris Wood, cada vez mais destacado como melhor marcador da história do seu país (44 golos).
Estrela: Chris Wood
Jogador a observar: Marko Stamenic
Irão
Uma das seleções mais consistentes do continente asiático, o Irão não desiludiu e já está apurado para o 19.º Mundial da sua história - apenas três vitórias -, depois de também fazer uma trajetória invencível, com apenas quatro empates.
A seleção iraniana, atualmente orientada por Amir Ghalenoei, tem no nerazurro Mehdi Taremi, ex-FC Porto e Rio Ave, a grande figura e esperança para fazer história e passar pela primeira vez a fase de grupos da competição.
Estrela: Mehdi Taremi
Jogador a observar: Amirhossein Hosseinzadeh
