A seleção costarriquenha empatou 1-1 fora de casa com a Nicarágua, que jogou a maior parte do segundo tempo com um jogador a menos, enquanto uma apática Honduras ficou-se pelo 0-0 com o Haiti.
Com esses resultados, as quatro seleções ficam com um ponto cada uma no Grupo C.
Nesta fase final, o líder de cada um dos três grupos em que foram divididas 12 seleções garantirá vaga direta no Mundial da América do Norte, enquanto os dois melhores segundos irão a um play-off intercontinental.
"Eles mataram-se e terminaram a empatar uma partida que deveríamos ter controlado melhor", afirmou o técnico da Costa Rica, o mexicano Miguel Herrera.
Em Manágua, a Costa Rica dominou sem criar perigo para o adversário no Estádio Nacional da Nicarágua, mas os da casa deram trabalho.

Aos 60 minutos, o defesa costarriquenho Alexis Gamboa desfez o empate com um golo de cabeça após pontapé de canto.
O golo surgiu pouco depois de Nicarágua ficar com um jogador a menos por cartão vermelho direto de Jason Coronel, após uma entrada dura, depois de o árbitro mexicano Marco Antonio Ortíz ser chamado pelo VAR.
Mas, aos 81 minutos, o árbitro marcou penálti e, após momentos de incerteza pelas deliberações do VAR, Byron Bonilla bateu Keylor Navas, para delírio do público local.
"Uma partida muito difícil"
"Deixamos de fazer e isso já falamos agora no balneário (...) somos todos nós que temos que mudar tudo isso para ir ao Mundial", afirmou Herrera.
Por outro lado, Honduras foi incapaz de vencer o Haiti, numa partida disputada no estádio Ergilio Hato, em Curaçao, devido à crise que vive o país caribenho.
A falta de criatividade no ataque e as imprecisões no último terço condenaram o onze catracho, impotente para criar perigo com algum critério.

"Foi uma partida muito equilibrada, muito difícil, muito intensa e o importante é que somamos" e isso "permite-nos seguir com a ilusão de nos apurarmos", declarou o treinador de Honduras, o colombiano Reinaldo Rueda.
No Grupo B, a Jamaica mostrou as suas credenciais e goleou as Bermudas por 4-0, com golos de Damion Lowe, Renaldo Cephas, Kasey Palmer e Shamar Nicholson, numa partida disputada no Centro Desportivo Nacional das Bermudas, em Hamilton.
No outro jogo do grupo, Trinidad e Tobago e Curaçao empataram (0-0) no Hasely Crawford, em Porto Espanha.