Mais

Mundial-2026: Croácia esmaga Gibraltar (0-7) no Algarve

Perisic disputa a bola
Perisic disputa a bolaPatrícia de Melo Moreira/AFP
Os croatas arrancaram a qualificação para o Mundial-2026 com uma goleada impressionante sobre Gibraltar. Partida foi disputada no Algarve, casa empresta dos gibraltinos para os jogos de seleção. República Checa lidera o Grupo L com nove pontos, mas dois jogos a mais que os croatas

Gibraltar 0-7 Croácia

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

O Estádio Algarve, com pouquíssimos espectadores, não proporcionou grande ambiente quando os anfitriões deram o pontapé inicial, e o jogo rapidamente se estabilizou no padrão esperado, com Petar Sučič, da Croácia, a rematar pela primeira vez aos três minutos. O capitão de Gibraltar, Liam Walker, comandou as suas tropas com desenvoltura contra um ataque violento nos primeiros minutos, em que Ivan Perišić teve um papel de destaque. Embora a construção de jogadas da Croácia fosse um pouco monótona, os 76,3% de posse de bola dos visitantes após 20 minutos diziam tudo sobre o jogo. 

Dito isto, Jaiden Bartolo, de Gibraltar, teve a oportunidade mais clara, mas o seu remate saiu ao lado quando estava bem posicionado. Com Bernardo Lopes e Louie Annesley a manterem-se firmes na defesa central e a influência de Tjay De Barr a crescer à medida que a primeira parte avançava, os colegas de equipa seguiram o exemplo da dupla. No entanto, o ânimo de Gibraltar foi finalmente quebrado aos 28 minutos, quando um cruzamento delicioso de Perišić foi aproveitado com firmeza por Mario Pašalić, dando a vantagem à Croácia. Apenas dois minutos depois, Ante Budimir marcou o segundo após uma tentativa desastrada de afastar a bola, com os 18 remates da Croácia contra um de Gibraltar a garantirem que o apito para o intervalo não chegasse depressa o suficiente para os anfitriões.

A segunda parte começou da mesma forma que a primeira, com Perišić a puxar os cordelinhos. Foi o seu cruzamento que escapou a Luca Sučić, que depois perdeu uma oportunidade fácil de aumentar a vantagem da Croácia. Uma jogada inteligente de Gibraltar viu Bartolo colocar-se numa excelente posição de remate aos 54 minutos, mas o seu remate desviado – apenas o segundo da noite para os anfitriões – não correspondeu à jogada. Outro cruzamento de Perišić causou pânico, com Annesley a chutar o relvado ao tentar afastar a bola, fazendo de Franjo Ivanović o feliz rematador do terceiro golo da Croácia. A mesma dupla fez o quarto pouco depois da hora de jogo, dando a Perišić a sua terceira assistência, e se não fosse a falha de Majer aos 65 minutos, o melhor jogador da Croácia teria marcado mais um.

A 17 minutos do fim, Perišić marcou com um remate espetacular de pé esquerdo, que foi recebido com o mesmo entusiasmo que a entrada de Luka Modrić 10 minutos antes, e o ex-jogador do Real Madrid logo se envolveu na jogada em que Andrej Kramarić marcou o seu 33.º golo internacional, com o marcador em 6-0. O mesmo jogador marcou o segundo em três minutos, colocando a bola na baliza vazia para marcar o sétimo, com Annesley e Lopes longe de qualquer posição defensiva.

A 23.ª derrota consecutiva de Gibraltar na qualificação para o Mundial deixa o país na última posição do Grupo L, com um saldo de golos de -13, enquanto a primeira vitória da Croácia nesta campanha de qualificação coloca o país no meio da tabela, apenas três pontos atrás da República Checa e de Montenegro, que jogaram uma partida a mais.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

Outros resultados:

República Checa 2-0 Montenegro