Mais

Mundial-2026: Croácia goleia e acaba com a invencibilidade checa (5-1)

Croácia goleou a seleção da República Checa
Croácia goleou a seleção da República ChecaDAMIR SENCAR / AFP
A Croácia continua a passear no grupo L de qualificação para o Mundial-2026 e goleou, esta segunda-feira, a congénere da República Checa por 5-1, que ainda é líder e tem dois jogos a mais, mas sofreu a primeira derrota na fase de apuramento. Na outra partida do mesmo grupo, a seleção das Ilhas Faroé derrotou Gibraltar por 2-1 e somou os primeiros pontos.

Croácia 5-1 República Checa

O grupo L ofereceu um duelo entre os dois maiores favoritos ao apuramento para o Mundial. Os croatas entraram muito melhor no jogo e estiveram porto do golo, quando Kramaric aproveitou uma hesitação de Vladimir Coufal no lado esquerdo. Com o seu centro, encorajou Ante Budimir a finalizar de cabeça, cujo remate foi afastado em cima da linha por Jaroslav Zelený.

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

Os comandados do treinador Zlatko Dalic ditaram o ritmo do jogo no resto da partida e tiveram um golo anulado a Jošek Gvardiol por fora de jogo. Os checos tiveram a sua primeira oportunidade aos 20 minutos, após um cruzamento de Václav Černý para Patrik Schick. A bola passou por Dominik Livakovic, que desviou para Pavel Šulc, mas a finalização foi bloqueada pelos defesas da equipa da casa.

Os Vatreni voltam a ameaçar a baliza checa aos 25 minutos, quando Gvardiol rematou com a entrada da grande área. No entanto, o remate colocado ao poste mais distante foi bem defendido por Matěj Kovář. A República Checa conseguiu equilibrar o jogo na fase seguinte da primeira parte, mas os anfitriões aumentaram o ritmo e, aos 40 minutos, Ivan Perišić cruzou com força da esquerda. Budimir desviou a bola em frente a Kovář, mas o guarda-redes do Leverkusen esticou-se e evitou o golo com uma grande defesa.

Pouco depois, os croatas acabaram mesmo por marcar. Gvardiol amorteceu um cruzamento de Mario Pašalić diretamente para a cabeça de Kramarić, que cabeceou com precisão junto ao poste direito.

A entrada na segunda parte correu melhor à seleção checa, que chegou ao empate aos 58 minutos. Černý marcou um canto com precisão para a cabeça de Ladislav Krejčí, que desviou ao segundo poste para Souček. O médio do West Ham cabeceou para a zona desprotegida da baliza e fez o 1-1. No entanto, a alegria durou pouco, pois aos 62 minutos Luka Modrić converteu uma grande penalidade com um remate certeiro, após falta cometida por Tomáš Holeš.

E a situação piorou ainda mais para os checos. A Croácia marcou mais três golos em apenas sete minutos. Primeiro, aos 68 minutos, Perišić aproveitou um erro na saída de bola e finalizou com um remate rasteiro ao poste mais afastado. Quatro minutos depois, nova grande penalidade foi assinalada por mão na bola de Holeš. Budimir foi o marcador e enganou Kovář com facilidade. O bom momento dos croatas culminou aos 75 minutos, quando Modrić fez um passe em profundidade para Kramarić, que rematou em arco para o fundo das redes, apontando o seu segundo golo na partida.

A equipa visitante ainda criou uma situação perigosa aos 80 minutos, quando Šulc rematou de fora da área, mas a bola bateu na trave.

Os checos confirmaram o seu histórico negativo frente à Croácia. Foi o quarto confronto entre as duas seleções na história, e mais uma vez a equipa do coração da Europa não conseguiu vencer. Os balcânicos, por outro lado, prolongaram o excelente registo em casa, com apenas uma derrota nos últimos 12 jogos disputados no seu território. Os próximos jogos de qualificação terão lugar em setembro: a República Checa desloca-se ao Montenegro e a Croácia viaja até às Ilhas Faroé.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore

Outros resultados:

Ilhas Faroé 2-1 Gibraltar