O Grupo L está completo e nenhum dos seus dois principais favoritos se vai queixar. A França, com a estrela Kylian Mbappé, tem sido o maior susto para os futebolistas checos, embora a Croácia também seja um adversário difícil.
A França entrou despreocupada no primeiro jogo em Split e o resultado foi uma vitória por 2-0 para a equipa da casa. A desforra de domingo, em Saint-Denis, foi decidida na marcação de grandes penalidades, que os Bleus venceram por 5-4.
Os croatas vão agora disputar a qualificação para o Campeonato do Mundo contra a República Checa, Montenegro, Ilhas Faroé e Gibraltar. " Se olharmos para o perfil dos adversários, não deixa de ser uma opção mais fácil do que o Grupo D, onde os adversários seriam a Ucrânia, a Islândia e o Azerbaijão", salienta o jornal. "É preciso dizer que a derrota em Paris também desempenhou um papel fundamental na qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026. Chegar à Final Four teria complicado consideravelmente algumas coisas", sublinha.
As opções eram a Espanha nas meias-finais da Liga das Nações ou Gibraltar como primeiro adversário na fase de qualificação.. "Saímos derrotados nos penáltis, passámos à fase de qualificação. O próximo objetivo é a qualificação para o Campeonato do Mundo", disse o treinador Zlatko Dalic numa conferência de imprensa.
A seleção do treinador Ivan Hasek tinha a garantia, após o sorteio de dezembro, de que qualquer que fosse o resultado dos quartos de final da Liga das Nações, em março, iria defrontar o medalhado dos dois últimos Campeonatos do Mundo. Os croatas conquistaram a prata na Rússia há sete anos e o bronze no Catar em 2022. Até agora, participaram em seis campeonatos do mundo, faltando apenas ao de 2010 na África do Sul. A primeira medalha de bronze foi conquistada em 1998, em França.
A República Checa defrontou a Croácia quatro vezes na sua história e nunca a venceu. A última vez que se defrontaram foi no Campeonato da Europa de 2021, em Glasgow, onde o duelo terminou 1-1. A equipa de Hašek vai defrontar a Croácia a 9 de junho, exatamente quatro meses depois de a receber em casa. Os checos entraram nas eliminatórias com uma vitória por 2-1 sobre as Ilhas Faroé no sábado e vão jogar contra Gibraltar em Faro, Portugal, na terça-feira.