Mais

Mundial-2026: Debast titular no empate da Bélgica (0-0), Cazaquistão goleia Liechtenstein (4-0)

Debast em ação diante de Elmas Elji
Debast em ação diante de Elmas EljiČTK / imago sportfotodienst / Peter De Voecht

Debast, central do Sporting, foi titular no empate a zero da Bélgica diante da Macedónia do Norte, em jogo da 3.ª jornada do Grupo J de qualificação para o Mundial-2026. Mais cedo, o Cazaquistão recebeu e goleou o Liechtenstein por 4-0.

Bélgica 0-0 Macedónia do Norte

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Com os visitantes a sofrerem apenas dois golos na fase de qualificação antes desta noite, a Bélgica teve dificuldades em quebrar a defesa adversária na primeira parte e não registou nenhum remate à baliza. Maxim De Cuyper, que marcou no último confronto direto, concluiu uma bela jogada coletiva colocando a bola nas redes, mas Kevin De Bruyne estava em fora de jogo na jogada que antecedeu o golo.

Talvez a melhor oportunidade da Bélgica para quebrar o empate tenha sido de Leandro Trossard, que cabeceou um cruzamento de De Cuyper para fora da área. A Macedónia do Norte não ofereceu muito no ataque, com Jani Atanasov a rematar para fora nos primeiros minutos.

Apenas dois minutos após o início do segundo tempo, ocorreu o primeiro remate à baliza na partida e, sem surpresa, foi da Bélgica, com Jérémy Doku a rematar para a baliza, mas Stole Dimitrievski fez uma defesa confortável. O guarda-redes fez uma defesa ainda melhor para negar De Bruyne pouco depois, ao desviar um remate com efeito do médio para o canto inferior, e os anfitriões continuaram a pressionar, com Dimitrievski a fazer outra dupla defesa, primeiro para negar Doku e depois o suplente Loïs Openda.

Nos cinco jogos anteriores da Bélgica, foram marcados seis golos após os 80 minutos, mas os Red Devils não conseguiram encontrar aquele que os colocaria no topo do Grupo J.

A Macedónia do Norte não conseguiu marcar no que teria sido o sétimo jogo consecutivo fora de casa, mas o ponto mantém os seus sonhos de chegar ao Mundial bem vivos.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore

Cazaquistão 4-0 Liechtenstein

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Um cartão amarelo para Jens Hofer, do Liechtenstein, após apenas 40 segundos, definiu o tom para os visitantes nesta partida. Ramazan Orazov, do Cazaquistão, conquistou a posse de bola de forma consistente nos primeiros minutos e, embora os anfitriões trocassem passes com facilidade no relvado sintético, a primeira ocasião só surgiu aos 10 minutos, quando Islam Chesnokov rematou para fora de um ângulo apertado.

O mesmo jogador pode considerar-se azarado por não ter recebido um penálti no ataque seguinte, depois de ter sido derrubado ao tentar alcançar um cruzamento convidativo de Yan Vorogovsky.

Os visitantes tiveram dificuldade em sair da sua própria metade do campo e, mesmo quando o conseguiam, a bola acabava inevitavelmente por voltar. O guarda-redes do Liechtenstein, Benjamin Büchel, manteve a sua equipa no jogo, mas nada pôde fazer contra o remate de Galymzhan Kenzhebek aos 25 minutos, depois de este ter rematado de fora da área e ter marcado com um remate brilhante no ângulo superior.

Apenas dois minutos depois, Kenzhebek virou assistente, com a sua corrida decidida e passe para o trabalhador Bakhtiyor Zaynutdinov encostar para a baliza vazia. Numa rara incursão ao campo adversário, Simon Lüchinger, de Liechtenstein, conseguiu pelo menos um remate à baliza para os visitantes, que não marcavam há seis jogos, com Hofer a ver o seu remate ser defendido na linha.

As coisas não melhoraram para os visitantes após o intervalo, e ficaram novamente em dívida com Büchel, após a sua defesa ter negado o golo de Bagdat Kairov. O segundo tempo rapidamente se tornou um exercício de posse de bola para os anfitriões e, ao aproximar-se a marca da hora de jogo, fizeram valer o seu domínio mais uma vez, com o remate forte de Kenzhebek no ângulo superior a ser  ainda melhor do que o seu primeiro golo. Esse golo tirou o ânimo ao Liechtenstein, e só o suplente cazaque Ivan Sviridov sabe como perdeu a oportunidade de fazer o 4-0 apenas quatro minutos após entrar em campo.

Lüchinger e Nicolas Hasler lutaram bravamente pelos visitantes contra as ondas de ataques dos adversários, e o passe de Kairov deu uma ideia de como o Cazaquistão ainda estava em vantagem. A falha do Liechtenstein em afastar um canto no final da partida permitiu que Alibek Kasym aproveitasse o espaço à sua frente para marcar o quarto golo, selando mais uma derrota esmagadora que deixa os visitantes sem vitórias nas eliminatórias desde novembro de 2005.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore