Mais

Mundial-2026: Deniz Gül (FC Porto) marcou pela Turquia, mas Espanha garante a qualificação (2-2)

Oyarzábal celebra o seu golo com Dani Olmo na presença de Fabián
Oyarzábal celebra o seu golo com Dani Olmo na presença de FabiánRFEF

Espanha passou por mais dificuldades do que o esperado em Sevilha, onde empatou com a Turquia graças aos golos de Dani Olmo e Oyarzábal. Gül e Özcan marcaram para os otomanos. Ainda assim, a qualificação, como se previa, nunca esteve realmente em risco. A seleção nacional estará presente no Mundial-2026, pela 13.ª vez consecutiva e 17.ª no total. Os comandados de Luis de la Fuente serão cabeças de série no sorteio do próximo dia 5 de dezembro em Washington.

Espanha 2-2 Turquia

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Espanha fechava a fase de qualificação para o Mundial-2026 na Cartuja frente à Turquia, com a tranquilidade de quem tinha a passagem praticamente assegurada – só uma derrota por sete golos enviaria a equipa de De la Fuente para o play-off. O técnico apostou em Marcos Llorente para o lado direito da defesa, Aleix García no meio-campo e Dani Olmo e Yeremy Pino no ataque como principais novidades. Montella deixou Arda Güler no banco e Çalhanoglu ficou de fora devido a problemas no pulso.

Espanha não demorou a inaugurar o marcador. Logo aos quatro minutos, Cucurella avançou pela esquerda e cruzou para a área. Fabián não conseguiu finalizar bem, mas a bola sobrou para Dani Olmo, que dominou com o pé esquerdo e bateu Bayindir com o direito.

A seleção espanhola dominou a Turquia, controlando o jogo em todos os momentos. Oyarzábal tentou a sorte com um remate por cima e Aleix García disparou de fora da área, mas a bola foi para a malha lateral. Oyarzábal ainda teve um remate difícil com o pé direito, após uma excelente jogada de Marcos Llorente pelo corredor direito, mas a bola saiu ao lado.

O avançado da Real Sociedad esteve perto de aproveitar um erro de Demiral após um passe de Laporte, embora a Turquia tenha conseguido defender bem e Yeremy Pino também não conseguiu bater a baliza otomana.

Dani Olmo esteve perto de bisar, orientando a bola de calcanhar e rematando com perigo de pé esquerdo de fora da área, mas Bayindir desviou para canto. Na jogada seguinte, voltou a tentar com um potente remate de primeira com o direito, que o guarda-redes turco voltou a desviar para canto.

Mas antes do intervalo, chegou o balde de água fria para a seleção espanhola, que sofreu o primeiro golo nesta fase de qualificação. Foi Deniz Gül quem marcou, após receber um passe de Yilmaz e aproveitar um ressalto na pequena área para bater Unai Simón.

Ainda antes do descanso, Cubarsí de cabeça e Fabián, com um remate à queima-roupa perante Bayindir que o guarda-redes desviou, tiveram oportunidade de colocar Espanha novamente em vantagem.

No regresso dos balneários, Ferran Torres entrou para o lugar de Mikel Merino. Mas a Turquia surgiu mais perigosa e criou várias ocasiões. Kahveci teve uma boa oportunidade, mas Unai Simón evitou o golo. Yeremy Pino respondeu na outra área com uma jogada individual que não encontrou finalizador.

Yilmaz, de pontapé de bicicleta, esteve perto de marcar o segundo da Turquia e o golo acabaria por surgir por intermédio de Salih Özcan. O médio do Borussia Dortmund apanhou a bola à entrada da área e disparou um remate colocado junto ao poste, sem hipótese para Unai Simón.

Espanha não demorou a reagir. Uma jogada de Cucurella pela esquerda terminou num remate de Yeremy Pino, com o guarda-redes turco já batido, mas Demiral salvou em cima da linha. No entanto, Oyarzábal estava atento ao ressalto e rematou para a baliza, restabelecendo o empate e mantendo a invencibilidade de Espanha nos jogos de qualificação para o Mundial em casa.

Após o golo, Samu entrou para o lugar de Oyarzábal e Baena substituiu Yeremy. Mas a Turquia continuava a pressionar e Yilmaz disparou um remate forte que obrigou Unai Simón a intervir para evitar o terceiro. De la Fuente lançou Fermín para o lugar de Dani Olmo. Ferran ainda teve uma boa oportunidade, mas o seu remate saiu ao lado.

De la Fuente colocou Fornals em campo, substituindo Fabián. O jogador do Betis vestia a camisola nacional pela primeira vez desde 2021 e fazia-o no seu estádio, ainda que temporariamente, com o Betis. Samu teve um cabeceamento numa jogada que foi anulada. Baena, já nos descontos, esteve perto de marcar um grande golo, mas Bayindir desviou para canto.

Outra jogada do jogador de Roquetas de Mar terminou com um cabeceamento de Samu, nascido em Melilha mas criado em Sevilha, cujo remate saiu desviado. Baena, que entrou com muita vontade, fez uma excelente movimentação, cruzou para a área e Fornals só conseguiu rematar com o peito para as mãos do guarda-redes turco.

O tempo extra foi frenético e, numa jogada em que Baena assistiu – quem mais poderia ser? –, Fermín acabou por marcar, mas o lance foi anulado por fora de jogo.

No final, todos satisfeitos: Espanha garante o passaporte para o Mundial 2026, onde será cabeça de série e uma das grandes favoritas. A Turquia, por sua vez, deixa uma boa imagem antes de enfrentar o play-off em março.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

Outros resultados:

Bulgária 2-1 Geórgia

A classificação do grupo
A classificação do grupoFlashscore