Mais

Mundial-2026: Dois anos depois, o Quénia vai voltar a jogar em casa

Membros do Comité Organizador Local do CHAN/AFCON do Quénia e delegados da CAF durante uma visita de inspeção em Kasarani
Membros do Comité Organizador Local do CHAN/AFCON do Quénia e delegados da CAF durante uma visita de inspeção em KasaraniCAF
Os adeptos do Quénia terão a oportunidade de ver a sua seleção nacional em ação quando defrontarem o Gabão no jogo de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026, a 22 de março, no recém-renovado Estádio Nyayo.

Isto depois de o presidente do Comité Organizador Local (LOC) do Campeonato Africano das Nações de 2024 (CHAN) e da Taça das Nações Africanas de 2027 (AFCON), Nicholas Musonye, ter confirmado ao Flashscore que a preparação do estádio deu luz verde à seleção nacional para disputar os seus jogos internacionais em casa.

Depois das obras de renovação que estavam a decorrer nos estádios Nyayo e Kasarani, os Harambee Stars foram impedidos de utilizar os recintos. De facto, a última vez que o Quénia disputou um jogo em casa foi a 12 de setembro de 2023, num amigável que perdeu por 1-0 contra o Sudão do Sul.

Desde então, o Quénia disputou 21 jogos em todas as competições, incluindo amigáveis, jogos de qualificação para a CAN e para o Campeonato do Mundo, sem pisar o seu território. Durante a fase de qualificação para o Mundial, o Quénia escolheu o Estádio Bingu, em Lilongwe, no Malaui, como casa para os jogos do Grupo F contra o Burundi e a Costa do Marfim.

No Malaui, o Quénia começou por defrontar o Burundi com um empate a um golo, antes de garantir um empate a zero com os campeões africanos. Antes de enfrentar os Swallows, o Quénia tinha disputado dois jogos fora de casa nas eliminatórias, perdendo por 2-1 contra o Gabão e recuperando para golear as Seychelles por 5-0.

Depois vieram as eliminatórias para para a CAN, e o Quénia, que estava no Grupo J ao lado de Camarões, Zimbábue e Namíbia, optou por jogar em casa contra Uganda no Estádio Nelson Mandela.

No jogo de abertura, o Quénia recebeu os Warriors do Zimbabué e empatou 0-0, antes de perder por 4-1 com os Camarões. O último jogo em casa, contra os Brave Warriors da Namíbia, foi disputado no Estádio Peter Mokaba, na África do Sul, e terminou com 0-0. No entanto, o Quénia não conseguiu qualificar-se para a 35,ª edição da competição, que se realizará em Marrocos, no norte de África, porque os Camarões e o Zimbabué, que acabaram por vencer o grupo, ficaram com os dois lugares disponíveis.

Entre as eliminatórias para o Mundial e a CAN, o Quénia participou na fase de qualificação para o CHAN 2024, que será organizado conjuntamente pelo Uganda, Quénia e Tanzânia, onde defrontou o Sudão do Sul. A primeira mão foi disputada em Juba, no Estádio Nacional de Juba, onde os Bright Stars venceram por 2-0. O Quénia voltou a jogar em casa, no Uganda, onde empatou 1-1 e perdeu a batalha por 3-1 no total.

Quénia recebe o Gabão no Estádio Nyayo

De acordo com o presidente do Comité Organizador Local (COL), Musonye, o Estádio Nyayo acolherá o jogo de qualificação com o Gabão como teste para o CHAN 2024.

"Fizemos bons progressos nos nossos preparativos, com Kasarani a dar passos na direção certa e Nyayo também a manter um bom ritmo e, para um teste, posso confirmar que Nyayo irá receber especificamente o jogo de qualificação entre o Quénia e o Gabão para o Campeonato do Mundo", disse Nicholas Musonye, presidente do Comité Organizador Local (COL) do CHAN/AFCON do Quénia, ao Flashcore.

No final de uma visita de inspeção de dois dias efectuada por uma delegação de alto nível da Confederação Africana de Futebol (CAF), chefiada por Samson Adamu, Diretor de Torneios e Eventos da Confederação, há um dia, foi também transmitida a mensagem de que o jogo de qualificação com o Gabão será disputado no Estádio Nyayo.

Nicholas Musonye (segundo à direita), Presidente da CAF e do COL do Quénia, acompanha Samson Adam, Diretor de Torneios e Eventos da CAF (à direita) e outros membros do COL CHAN/AFCON do Quénia numa visita de inspeção em Kasarani, no sábado, 22 de fevereiro
Nicholas Musonye (segundo à direita), Presidente da CAF e do COL do Quénia, acompanha Samson Adam, Diretor de Torneios e Eventos da CAF (à direita) e outros membros do COL CHAN/AFCON do Quénia numa visita de inspeção em Kasarani, no sábado, 22 de fevereiroCAF

O presidente da Federação de Futebol do Quénia, Hussein Mohammed, que é também vice-presidente do Comité Organizador Local do Campeonato Africano das Nações (CHAN) de 2025 e da Taça das Nações Africanas (AFCON) de 2027, confirmou igualmente que estão em curso conversações para realizar mais jogos de teste no Estádio Nyayo e no Centro Desportivo Internacional Moi, em Kasarani, que acolherá o torneio CHAN de 2 a 30 de agosto e também os jogos da AFCON de 2027.

As Harambee Stars do Quénia ocupam atualmente o quarto lugar do Grupo F da qualificação, com cinco pontos em quatro jogos, atrás da Costa do Marfim (10 pontos), do Gabão (nove) e do Burundi (sete).

As outras selecções do grupo são a Gâmbia (três pontos) e as Seychelles, que não somaram qualquer ponto. Os vencedores dos nove grupos de seis equipas qualificam-se diretamente para o Campeonato do Mundo de 2026 nos EUA, México e Canadá. Os quatro melhores segundos classificados do grupo vão a um play-off com outras confederações para escolher outras equipas que se qualificam.