A estreia do Brasil, marcada para o dia 13 de junho, sábado, será contra o Marrocos. Esta é a segunda vez que o Brasil defronta os africanos em uma fase de grupos do Mundial.
A única vez até então aconteceu no Mundial-1998, na França, quando a Seleção superou os marroquinos por 3-0, com golos de Ronaldo, Rivaldo e Bebeto.
O histórico geral contra os africanos aponta ainda outros dois particulares. Em 1997, o Brasil venceu o Marrocos por 2-0. O mais recente encontro foi em 2023 e não traz boa lembrança ao time verde e amarelo.
Aquele foi o primeiro jogo da Seleção depois da eliminação no Mundial-2022 e o conjunto, então comandado por Ramon Menezes, foi superado por 2-1.
O Brasil foi a campo com o seguinte onze: Weverton; Emerson Royal, Militão, Ibañez e Alex Telles; Casemiro, Andrey Santos e Lucas Paquetá; Rony, Rodrygo e Vinícius Júnior.
Novidade no caminho do Brasil
O segundo jogo da Seleção na Copa do Mundo de 2026 será no dia 19 de junho, uma sexta-feira, contra o Haiti. Esta será a segunda participação do país caribenho no torneio - a primeira e até então única foi em 1974.
O confronto entre brasileiros e haitianos será inédito num Mundial. No retrospecto geral da peleja, o Brasil leva amplo favoritismo. Foram três vitórias em três jogos, o último um 7-1 em 2016, pela Copa América daquele ano, com direito a hat-trick de Coutinho.
Outro encontro emblemático entre os países foi o chamado "Jogo da Paz", disputado em agosto de 2004, em Porto Príncipe, capital haitiana. Com a participação de craques da Canarinho, como Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Roberto Carlos, Júlio César, Juninho Pernambucano e Adriano, a Seleção nacional goleou por 6-0.
Velho conhecido
O Brasil fechará sua participação na fase de grupos contra a Escócia, no dia 24 de junho, quarta-feira. Será a quinta vez que a Seleção enfrentará a equipa europeia Mundiais.
O confronto, inclusive, fará da Escócia o adversário que o Brasil mais encontrou na primeira etapa do Mundial, superando Jugoslávei e México (também com quatro jogos).
A Seleção verde e amarela venceu todos os jogos contra os escoceces em Mundiais e jamais perdeu nos restantes embates. O histótico geral é de dez jogos, com oito vitórias e dois empates. O último jogo entre as equipas nacionais aconteceu em 2011 — uma vitória por 2-0, em particular disputado em Londres, com dois golos de Neymar.
