A FIFA apresentou esta quinta-feira a bola oficial do Mundial-2026, denominada Trionda, que combina alta tecnologia e detalhes que prestam homenagem aos três países anfitriões: Estados Unidos, México e Canadá.
A bola, revelada num evento em Nova Iorque, foi mais uma vez concebida pela marca alemã Adidas, fornecedora da bola do Campeonato do Mundo desde 1970.
"Estou muito satisfeito e orgulhoso por apresentar a TRIONDA", afirmou o presidente da FIFA, Gianni Infantino. "A Adidas criou uma nova bola emblemática para o Campeonato do Mundo, cujo design incorpora a unidade e a paixão dos países anfitriões", acrescentou.
"Mal posso esperar para ver os primeiros golos com esta bola maravilhosa", disse o presidente do organismo que rege o futebol mundial.
O primeiro Campeonato do Mundo de Futebol entre três países, que contará com a participação de 48 equipas, inspirou tanto o nome como os pormenores desta bola com toques verdes, vermelhos e azuis.
A bola apresenta também a iconografia de cada país anfitrião: folhas de ácer do Canadá, a águia do México e as estrelas dos EUA.
Tecnologia de topo
No centro da bola encontra-se um triângulo, uma referência à união dos três países da América do Norte, formado por painéis que reproduzem as ondas referidas no nome da bola.
A Adidas também incorporou avanços aerodinâmicos e tecnológicos na Trionda, que fornecerá feedback de cada movimento da bola.
Um sensor de movimento de 500 Hz enviará dados precisos para o sistema VAR em tempo real, o que ajudará os árbitros a tomar decisões como o fora de jogo.
A apresentação da bola é mais um passo na contagem decrescente para o Mundial na América do Norte, onde os bilhetes já estão à venda e o sorteio da fase de grupos terá lugar a 5 de dezembro em Washington DC.