Mais

Mundial-2026: Guiné-Bissau perde (1-2) em casa com Burkina Faso e complica apuramento

Guiné-Bissau perdeu na receção ao Burkina Faso
Guiné-Bissau perdeu na receção ao Burkina FasoFederação de Futebol de Guiné-Bissau
A Guiné-Bissau perdeu esta segunda-feira por 1-2 na receção ao Burkina Faso, em jogo da sexta jornada do Grupo A da fase de apuramento africana para o Mundial-2026 de futebol, complicando as suas hipóteses.

Recorde as incidências da partida

Os onzes iniciais das duas equipas
Os onzes iniciais das duas equipasFlashscore

Em jogo realizado no Estádio 24 de Setembro em Bissau, perante pouca assistência, a seleção guineense, orientada pelo técnico português Luís Boa Morte, entrou praticamente a perder, graças a um golo madrugador do Burkina Faso, logo aos seis minutos, marcado por Lassina Traoré, jogador dos ucranianos do Shakhtar Donetsk que 'bisou' aos 73 minutos de jogo.

O golo da Guiné-Bissau foi apontado por Zidane Banjaqui, avançado do Feirense, aos 36 minutos.

Com esta derrota, a terceira consecutiva, a Guiné-Bissau caiu para a quarta posição do Grupo A, com seis pontos, menos cinco do que o Burkina Faso, segundo, e a sete do Egito, líder do grupo, com menos um jogo.

O próximo jogo da Guiné-Bissau será em setembro contra a Serra Leoa, atualmente na terceira posição do grupo.

Após o jogo, Luís Boa Morte disse compreender a instisfação por parte dos adeptos, referindo que “o povo não está contente” pelos resultados obtidos, mas pediu “calma” e prometeu “chegar lá”, em referência ao projeto que lidera.

“Matematicamente ainda é possível, mas é difícil com este resultado”, afirmou Boa Morte, em alusão ao apuramento para o Mundial.

O selecionador guineense escusou-se a comentar a ameaça dos jogadores em tomar “medidas severas” se os prémios em atraso (por vitórias e empates) não forem pagos e ainda se as condições de viagens e treinos não forem melhoradas.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore