É humano, mas também é lógico ter dúvidas perante o seu rendimento. Erling Haaland parece ter regressado ao melhor nível, aquele que o torna o goleador mais temido do planeta. Um título que o norueguês conquistou a pulso fazendo aquilo que melhor sabe: marcar golos.
Frente a Israel, apesar de falhar uma grande penalidade, o avançado assinou um hat-trick, sendo este o seu décimo duelo consecutivo a marcar (melhor marca da sua carreira). Desde 25 de maio, Haaland marcou pelo menos um golo em 17 dos 19 encontros oficiais que disputou. Uma proeza só ao seu alcance.
Os três golos marcados este sábado permitiram-lhe ainda ultrapassar a incrível barreira dos 50 golos pela sua seleção nacional. O 'Cyborg' já soma 51 golos em apenas 46 internacionalizações. Um registo que ganha ainda mais relevância se o compararmos com o de outros grandes goleadores no futebol de seleções.
61 jogos menos do que Messi... e 68 menos do que CR7
Colocando Haaland frente a Kylian Mbappé, o seu grande némesis geracional a nível de golos, vemos, segundo o BeSoccer Pro, que precisou de 44 jogos menos do que o de Bondy para chegar à meia centena de golos pelo seu país. O francês conseguiu-o no seu 90.º jogo.
Uma vantagem semelhante tem também sobre futebolistas como David Villa ou Robert Lewandowski, melhores marcadores históricos de Espanha e Polónia, respetivamente. O 'Guaje' precisou de 80 duelos com 'la Roja' para atingir essa marca, enquanto o polaco, praticamente igual a Mbappé, precisou de 91 jogos com a seleção nacional.
A situação torna-se ainda mais impressionante se compararmos o feito de Haaland com esses dois mitos vivos chamados Leo Messi e Cristiano Ronaldo. O argentino, grande goleador da 'Albiceleste', só chegou aos 50 golos pela sua seleção ao 107.º jogo. E o feito de Erling destaca-se ainda mais se tivermos em conta que CR7, o melhor goleador da história do futebol de seleções, precisou de 114 jogos para chegar aos 50 golos. Ou seja, 68 duelos mais do que o norueguês.
Kane e Neymar a anos-luz
Com estes números em mãos, fica claro que a extrema precocidade de Haaland não tem comparação. Na verdade, apenas dois futebolistas das principais seleções do planeta se aproximam minimamente do que o avançado do Manchester City alcançou: Neymar e Harry Kane.
O craque de Mogi das Cruzes, goleador histórico da Seleção do Brasil, precisou de 74 jogos para chegar à meia centena de golos. Números impressionantes que parecem ridículos quando comparados com os de Haaland.
Por sua vez, o agora avançado do Bayern de Munique é o futebolista que mais se aproxima do natural de Leeds, pois Kane precisou apenas de 71 duelos para atingir essa marca com a seleção dos três leões.