Mais

Mundial-2026: Inglaterra desleixada com Andorra dá a Tuchel muito para refletir

Thomas Tuchel observa desde o banco de Inglaterra
Thomas Tuchel observa desde o banco de InglaterraJavier Borrego / Zuma Press / Profimedia
Thomas Tuchel vai pôr à prova os fracassos da Inglaterra no particular de terça-feira contra o Senegal, depois de admitir que a vitória desleixada por 1-0 sobre Andorra sublinhou o quanto a equipa precisa de melhorar antes do Campeonato do Mundo.

A equipa de Tuchel foi vaiada no jogo de qualificação para o Campeonato do Mundo, disputado no sábado em Barcelona, depois de não ter conseguido impressionar uma equipa no 173.º lugar do ranking mundial.

O golo de Harry Kane aos 50 minutos permitiu a Tuchel somar a terceira vitória em três jogos. Mas, depois de vitórias decepcionantes sobre a Albânia e a Letónia em março, os vice-campeões do Euro-2024 estiveram muito abaixo do seu melhor numa exibição desanimadora que deixou Tuchel a lamentar a atitude pouco brilhante dos seus jogadores.

"A última meia hora não me agradou nada porque acho que nos faltou tudo o que é necessário numa partida de qualificação para o Campeonato do Mundo", disse Tuchel: "Há muito para melhorar. Neste momento, tudo é um período de aprendizagem, por isso estamos mais espertos do que antes. Vamos falar sobre isso de forma honesta e direta e tentar fazer melhor."

O Senegal ocupa a 19.ª posição no ranking mundial e será o teste mais difícil para Tuchel desde que assumiu o comando no início do ano. Com apenas um pequeno número de pausas internacionais antes do Campeonato do Mundo de 2026, Tuchel não vai facilitar a vida aos seus jogadores, apesar de estes parecerem cansados após uma campanha doméstica extenuante.

"Não me esqueço porque não há muitos jogos", disse: "Acho que é necessário analisarmos bem e depois apresentarmos em pormenor aos jogadores o que não gostamos, e apresentarmos numa sessão de vídeo o que temos de fazer melhor e quais são os padrões e o que fizemos bem."

Kane marcou em todos os três jogos sob o comando de Tuchel, oom quem trabalhou no Bayern de Munique, com seu último esforço a aumentar o registo do atacante com a camisola de Inglaterra para 72. Mas o capitão da Inglaterra, Kane, não ficou muito satisfeito com o seu último golo e repetiu a ideia de Tuchel de que o jogo com Andorra deve ser usado como uma lição.

"Cabe-nos a nós analisá-lo, olhar para trás e tentar aprender com ele, porque em termos de condições vai ser muito semelhante ao próximo verão - campo seco, tempo quente, húmido", disse: "Faltou-nos qualidade, parecíamos um pouco cansados física e mentalmente e, sim, safámo-nos porque somos uma boa equipa e eles tiveram algumas meias oportunidades em que não fomos castigados. Mas, no final das contas, não foi bom o suficiente".

Tuchel quer que a Inglaterra jogue com uma abordagem mais dinâmica que espelhe o estilo de jogo de muitas equipas da Premier League. Mas ele sabe que será difícil implementar suas táticas com tão poucas oportunidades de trabalhar com os jogadores.

"Sem dúvida. É o nosso segundo estágio. Penso que podemos fazer muito melhor, todos nós, e isso inclui-me a mim", afirmou: "São sempre precisos dois para dançar o tango, mas temos de fazer melhor para quebrar a profundidade dos adversários. Jogámos agora três vezes contra um 5-4-1, mas não há desculpas. A falta de contra-pressão, a falta de ganhar a bola e a falta de agressividade nos duelos são fundamentais no futebol. Se não mostrarmos isso, então torna-se mais ou menos um jogo que vimos, que não é atrativo, que não tem a qualidade que queremos mostrar."