Mais

Mundial-2026: Inglaterra vence Letónia (3-0), Polónia bate Malta (2-0)

Harry Kane fez o segundo golo de Inglaterra frente à Letónia
Harry Kane fez o segundo golo de Inglaterra frente à LetóniaNigel Keene/ProSports/Shuttersto / Shutterstock Editorial / Profimedia
A Inglaterra somou duas vitórias em dois jogos no início da sua campanha de qualificação para o Campeonato do Mundo 2026, com um fantástico golo de livre de Reece James a ajudar os “Three Lions” a vencerem a Letónia por 3-0, aumentando para 30 o seu notável recorde de invencibilidade em casa em jogos de apuramento: 27 vitórias e três empates. Também a Polónia somou a segunda vitória no Grupo G de qualificação, ao vencer Malta por 2-0, com dois golos de Karol Świderski, o que levou as águias a subirem à liderança do grupo.

Inglaterra 3-0 Polónia

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Depois de iniciar a era Thomas Tuchel com uma vitória tranquila por 2-0 sobre a Albânia, na sexta-feira, a Inglaterra tentou dar continuidade à boa fase com um início de jogo rápido contra a Letônia. Sem surpresas, os três leões dominaram os trabalhos desde o início, mas, apesar de toda a posse de bola, talvez tenham tido sorte de não ficar atrás no marcador quando Vladislavs Gutkovskis inexplicavelmente errou o alvo, de perto, após uma confusão entre Marc Guéhi e Jordan Pickford.

Gratos por esse alívio, os homens de Tuichel aumentaram a aposta na procura de um golo, com Ezri Konsa a ver um remate potente ser desviado por cima da barra por Krišjānis Zviedris e Harry Kane a cabecear de forma displicente a oito metros. A pressão dos anfitriões acabou por dar frutos de forma espetacular, quando Reece James cobrou um livre de forma sublime e marcou o seu primeiro golo pela seleção inglesa.

Os primeiros minutos do segundo tempo seguiram o mesmo padrão do primeiro, com a Inglaterra confortavelmente na frente e com bastante posse de bola. A retaguarda letã, no entanto, manteve-se firme sob pressão, limitando os anfitriões a poucas ocasiões claras de golo, com Harry Kane a rematar de dentro da área para fora. Aos 68 minutos, a Inglaterra finalmente dobrou a sua vantagem, quando Declan Rice recebeu um passe rasteiro de Kane e marcou o seu 71.º golo.

A vitória dos comandados de Tuchel foi praticamente garantida, e o terceiro golo foi marcado a 15 minutos do fim, com Eberechi Eze, que entrou no decorrer da partida, a marcar o seu primeiro golo pela seleção inglesa com um remate rasteiro e desviado. Os visitantes evitaram mais estragos na etapa final, com Zviedris a defender bem os remates de Morgan Rogers e Kane, enquanto a Inglaterra chegava ao apito final, conquistando três pontos confortáveis no primeiro confronto entre as duas nações.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore

Polónia 2-0 Malta

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Surpreendentemente, foi Malta quem fez o primeiro remate à baliza, numa primeira parte promissora, com várias tentativas de longa distância. Apenas três dias depois de se ter estreado pelo seu país, Ilyas Chouaref aproveitou o espaço que lhe foi concedido. O avançado do Sion avançou em direção à baliza polaca e desferiu um remate forte, que teve de ser desviado por Łukasz Skorupski.

No entanto, a qualidade superior acabou por brilhar e a Polónia assumiu a liderança aos 27 minutos, quando Jan Bednarek recuperou a posse de bola com um corte estrondoso, permitindo à Polónia lançar um ataque. Krzysztof Piątek encontrou Karol Świderski com um cruzamento rasteiro, e o avançado do Panathinaikos rematou para uma baliza vazia. Os dois guarda-redes mantiveram-se ocupados durante o resto da primeira parte, com os remates de longa distância de Chouaref e James Carragher a obrigarem a defesas de Skorupski, enquanto Henry Bonello fez grandes defesas a Świderski e Jakub Kiwior na outra ponta.

Depois de um início de 45 minutos modorrento, na sequência de uma vitória pouco convincente sobre a Lituânia neste estádio na sexta-feira, o treinador das Águias, Michał Probierz, sabia que era necessário um desempenho muito melhor na segunda parte, e a sua equipa cumpriu o prometido pouco depois do intervalo. Aos cinco minutos da segunda parte, um toque de calcanhar de Jakub Moder encontrou Świderski no espaço à entrada da área, e o avançado marcou o seu segundo golo com um remate rasteiro para o fundo da baliza.

A resistência de Malta no primeiro tempo ficou distante na segunda parte, com a Polónia a bombardear a baliza dos Reds, com Bonello a fazer várias defesas de primeira categoria para manter o resultado respeitável. Primeiro, o veterano guarda-redes impediu os festejos do hat-trick de Świderski com uma bela defesa com as pernas, antes de usar as mãos para afastar um remate de Jakub Kamiński.

No entanto, uma noite de grande garra por parte dos visitantes terminou de forma negativa, quando Chouaref recebeu um cartão vermelho por uma falta nos descontos.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore

Outros resultados do dia:

Albânia 3-0 Andorra

Bósnia 2-1 Chipre

São Marino 1-5 Roménia