A vitória foi a maior dos Países Baixos desde que golearam San Marino por 11-0 em 2011 e coloca-os com um máximo de seis pontos após dois jogos da qualificação europeia para o Mundial-2026.
A Laranja Mecânica abriu a sua campanha de qualificação com uma vitória enfática por 2-0 na Finlândia e não demorou muito a vencer Malta por 3-0 aos 21 minutos. O treinador Ronald Koeman ficou mais do que satisfeito com o desempenho da sua equipa contra os minhotos.
"Não se pode fazer melhor do que aquilo que fizemos hoje. Do primeiro ao último minuto, demos tudo e pressionámos. E marcámos grandes golos", disse Koeman na conferência de imprensa após o jogo: "Já não acontece muitas vezes conseguirmos um resultado tão importante. Isso merece muitos elogios.
Mesmo com o marcador de 7-0 na etapa final, a Laranja Mecânica estava ansiosa para marcar o oitavo golo: " Temos mais qualidade do que Malta, isso é certo. Mas o 8-0 só se transforma em 8-0 se continuarmos a ganhar terreno. E se mantivermos a pressão. Foi o que fizemos".
Memphis mágico
Memphis Depay iluminou o jogo desde o início, igualando o recorde de 50 golos de Robin van Persie pelos Países Baixos com dois golos nos primeiros 16 minutos. "Foi uma grande noite para ele", disse Koeman.
O avançado do Corinthians ainda procurava o seu 51.º golo com a famosa camisola laranja, mas foi substituído aos 72 minutos por Donyell Malen, do Aston Villa, que marcou dois golos e deu uma assistência nos 20 minutos que esteve em campo.
Koeman apoiou a sua decisão de retirar Memphis antes de completar o seu histórico hat-trick. "Não, porque é que ele havia de ficar de fora? Deixem-no marcar o seu 51.º golo na próxima vez e bater o recorde. Depois jogamos contra a Polónia em casa. Então ele ainda estará com fome. Além disso, Malen não foi nada mal como substituto de Memphis. Deixou uma boa impressão".
A derrota da Polónia por 2-1 frente à Finlândia significa que os Países Baixos estão agora a apenas um ponto dos líderes do grupo nórdico. A próxima partida da Laranja Mecânica será no dia 4 de setembro, quando a Polónia visita os Países Baixos num jogo que Koeman descreve como "talvez o mais importante".
O antigo defesa do Barcelona está muito satisfeito com o início perfeito da sua equipa na qualificação para o Campeonato do Mundo. "Antes desta qualificação, disse que tínhamos a obrigação de terminar no topo do grupo. Estamos no bom caminho.