Mais

Mundial-2026: Mastantuono é a novidade na convocatória da Argentina, que conta com Otamendi

Mastantuono estará na equipa contra o Chile e a Colômbia
Mastantuono estará na equipa contra o Chile e a ColômbiaALEJANDRO PAGNI / AFP
O selecionador da Argentina, Lionel Scaloni, anunciou esta sexta-feira a lista oficial de convocados para os próximos jogos contra o Chile e a Colômbia, de qualificação para o Mundial-2026, com várias novidades, entre as quais Franco Mastantuono, estrela de 17 anos do River Plate. Otamendi, defesa do Benfica, também faz parte da lista

Já qualificada para o Mundial do Canadá, Estados Unidos e México, a Argentina visita o Chile e recebe a Colômbia, no estádio Monumental de Buenos Aires, nas jornadas 14 e 16 da qualificação.

Entre os nomes habituais da seleção campeã do mundo, o principal ausente é o médio Alexis Mac Allister, do Liverpool, enquanto o ataque conta com Lionel Messi, Julian Alvarez e Lautaro Martinez, que jogará pelo Inter contra o PSG na final da Liga dos Campeões, este sábado.

O avançado Alejandro Garnacho, que pode deixar o Manchester United este verão, também não está presente.

Com o apuramento garantido, o treinador da Albiceleste decidiu chamar alguns nomes novos para testar, e o mais proeminente é Franco Mastantuono, o atacante de 17 anos da formação do River, que teve um excelente desempenho pelo clube vermelho e branco no Apertura e na Libertadores.

O atacante, que brilhou no último Superclássico contra o Boca com um golaço de livre, é a novidade mais badalada do futebol argentino nos últimos tempos e é procurado por vários clubes da Europa que estão dispostos a pagar a cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.

Com jogadores incomuns

Embora Scaloni não costume convocar jogadores que atuam no futebol argentino, desta vez não chamou apenas Mastantuono, mas também dois defesa da liga local, Kevin Lomónaco e Mariano Troilo.

Lomónaco, de 23 anos, surgiu no Lanús, jogou pela seleção argentina sub-17, e passou pelo Platense, Red Bull Bragantino e Tigre, antes de se transferir para o Independiente, onde se tornou uma referência e titular indiscutível devido à sua capacidade como defesa-central.

Surpreendente também foi a chamada de Mariano Troilo, 21 anos, do Belgrano de Córdoba, um central de boa estatura, que se estreou na primeira divisão há menos de duas temporadas.

Para esta ocasião, a lista de convocados foi divulgada com um vídeo montado pela Associação Argentina de Futebol da cidade de Bahia Blanca (600 km ao sul), atingida há quase três meses por cheias que resultaram em 17 mortos.

Faltando quatro jornadas para o fim da fase de qualificação, a Argentina lidera com 31 pontos, seguida por Equador (23), Uruguai, Brasil e Paraguai (21), Colômbia (20), Venezuela (15), Bolívia (14), Peru e Chile (10), com seis vagas para o Mundial e uma para o play-off.

Lista completa:

Guarda-redes: Emiliano Martínez (Aston Villa), Gerónimo Rulli (Marselha) e Walter Benítez (PSV Eindhoven).

Defesas: Mariano Troilo (Belgrano), Kevin Lomónaco (Independiente), Cristian Romero (Tottemham), Nahuel Molina (Atlético de Madrid), Nicolás Otamendi (Benfica), Leonardo Balerdi (Marselha), Valentín Barco (Racing Strasbourg), Juan Foyth (Villarreal), Facundo Medina (Lens) e Nicolás Tagliafico (Lyon).

Médios: Leandro Paredes (Roma), Enzo Barrenechea (Valencia), Enzo Fernandez (Chelsea), Exequiel Palacios (Bayer Leverkusen), Thiago Almada (Lyon), Nicolas Paz (Como), Rodrigo de Paul (Atlético de Madrid) e Giovani Lo Celso (Betis).

Avançados: Franco Mastantuono (River), Giuliano Simeone (Atlético de Madrid), Angel Correa (Atlético de Madrid), Julian Alvarez (Atlético de Madrid), Nicolas Gonzalez (Juventus), Lionel Messi (Inter de Miami) e Lautaro Martinez (Inter de Milão).