Depois de ter sido expulso com vermelho direto diante do Equador (1-0), na última partida da fase de qualificação para o Campeonato do Mundo, Otamendi viu a FIFA confirmar esta terça-feira que a suspensão será cumprida durante a competição.
De acordo com o mapa de castigos divulgado pelo organismo, o jogador tem de cumprir uma partida de suspensão e foi multado em 5.000 francos suíços (quase 5.400 euros ao câmbio atual), após ter sido expulso com cartão vermelho direto na primeira parte da derrota da seleção albiceleste na visita ao Equador (1-0), em 09 de setembro, para a 18.ª e última jornada da fase de qualificação sul-americana para o Campeonato do Mundo.
De acordo com o artigo 10 do regulamento disciplinar da FIFA, os cartões amarelos são anulados no fim da qualificação e não transitam para a fase final do torneio. No entanto, as expulsões diretas mantêm-se, o que obriga Otamendi a cumprir a suspensão na primeira partida oficial da Argentina no Mundial-2026, que se disputará nos Estados Unidos, México e Canadá.
Havia a dúvida se Otamendi podia cumprir o castigo na Finalíssima, diante de Espanha, em março de 2026, no jogo que coloca frente a frente os vencedores da Copa América e do Campeonato da Europa, mas essa interrogação ficou dissipada esta terça-feira.
