Mais

Mundial-2026: Países Baixos goleiam em dia histórico para Depay (8-0), Finlândia vence Polónia (2-1)

Atualizado
Memphis Depay igualou registo goleador de Van Persie
Memphis Depay igualou registo goleador de Van PersieDean Mouhtaropoulos / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
Os Países Baixos continuaram o seu início perfeito na campanha de qualificação para o Mundial-2026 com uma vitória em casa por 8-0 sobre a seleção de Malta. A Finlândia recuperou após a derrota com os neerlandeses e venceu a Polónia por 2-1, um triunfo vital para continuar na corrida pelo apuramento.

Países Baixos 8-0 Malta

O jogo foi o primeiro da Laranja Mecânica em Groningen desde 1983, quando derrotou a Islândia por 3-0 numa partida de qualificação para o Euro-1984, com Ronald Koeman a apontar o seu segundo golo pela seleção. 42 anos depois, o antigo técnico do Benfica regressou à cidade onde cresceu.

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

O jogo contra Malta também podia marcar uma noite histórica para o futebol neerlandês, já que o avançado Memphis Depay estava a apenas dois golos do recorde de Robin van Persie de 50 golos pela Laranja Mecânica.

O antigo avançado do Manchester United, do Barcelona e do Atlético de Madrid teve a oportunidade de reduzir a diferença para um golo depois de o árbitro espanhol Ricardo de Burgos ter assinalado uma grande penalidade por falta sobre Xavi Simons. Depois de uma revisão relativamente demorada do VAR, Memphis converteu calmamente o penálti e restavam 81 minutos para atingir o recorde.

O golo do recorde aconteceu apenas sete minutos mais tarde, quando Denzel Dumfries recebeu a bola à frente da baliza e Xavi Simons pisou-a para dar a Memphis a oportunidade de marcar. O avançado do Corinthians rematou com força para a baliza, marcando o seu 50.º golo pela seleção.

A festa neerlandesa continuou aos 21 minutos, quando o capitão Virgil van Dijk, que também regressou à cidade onde despontou, fez o terceiro golo da Laranja Mecânica.

Os Países Baixos continuaram a pressionar à procura do quarto golo, mas só foram recompensados aos 61 minutos. Memphis Depay fez um lançamento perfeito para Xavi Simons, que passou por Bonello e marcou o merecido 4-0.

Depois de o homem da noite, Memphis Depay, ter sido substituído, o seu substituto não tardou a marcar: Donyell Malen, do Aston Villa, aproveitou um cruzamento rasteiro de Micky van de Ven e marcou o quinto golo neerlandês apenas dois minutos depois de entrar em campo e com o seu primeiro toque na bola.

Malen fez ainda uma assistência fabulosa para o 6-0 de Noa Lang, antes de marcar o sétimo golo, após remate ao ângulo direito.

Com energia, a Laranja Mecânica continuou a procurar o oitavo golo, e Micky van de Ven, dos Spurs, fez o primeiro golo pelo seu país para selar o marcador..

Os Países Baixos terminaram o seu primeiro bloco de jogos de qualificação para o Campeonato do Mundo com uma vitória retumbante de 8-0 sobre Malta e reduziram para um ponto a diferença para a líder do grupo, a Finlândia, que disputou mais dois jogos. A Laranja Mecânica continua a sua campanha de qualificação em setembro, com jogos contra a Polónia e a Lituânia.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore

Finlândia 2-1 Polónia

Apenas algumas defesas heróicas impediram que os polacos abrissem o marcador, como aconteceu quando Lukas Hradecky negou o golo a Krzysztof Piatek e Jere Uronen bloqueou heroicamente o remate de Matty Cash em cima da linha.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

Os visitantes estavam a fazer todo o trabalho no último terço, mas, à exceção dessa oportunidade, faltava-lhes assertividade em frente à baliza. Apesar de todo o bom trabalho da Polónia, acabaram por dar um tiro no pé. O guarda-redes Łukasz Skorupski foi apanhado em falso por Joel Pohjanpalo dentro da sua área e, ao tentar redimir-se do erro, mergulhou aos pés de Robin Lod e cometeu grande penalidade. Pohjanpalo converteu e colocou a Finlândia em vantagem contra a corrente do jogo.

Dois minutos depois do intervalo, os finlandeses ficaram perto de duplicar a vantagem por Lod. A pressão continuou e, minutos depois, Oliver Antman cruzou para Arttu Hoskonen acertar na trave. A Finlândia acabou por chegar ao segundo golo, agora sim com assistência de Antman, ao servir de forma altruísta Benjamin Källman, que só teve de encostar.

Com uma vantagem de dois golos, a Finlândia tirou o pé do acelerador, e foi castigada de forma brutal quando Jakub Kiwior aproveitou uma confuusão dentro da grande área para reduzir a desvantagem. Uma emergência médica para alguém nas bancadas interrompeu o jogo durante mais de 30 minutos e, quando os jogadores voltaram a entrar em campo, a Polónia esteve perto de empatar novamente por Kiwior.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore

Os polacos tiveram 11 minutos de descontos para tentar chegar ao empate, mas não conseguiram e foram afastados do topo do Grupo G pela Finlândia.