Mais

Mundial-2026: Países Baixos tropeçam com a Polónia e embrulham contas (1-1)

Tijjani Reijnders tenta fugir da marcação de um adversário
Tijjani Reijnders tenta fugir da marcação de um adversárioProfimedia
Os Países Baixos não conseguiram vencer o seu terceiro jogo de qualificação para o Campeonato do Mundo da FIFA, e a Polónia conquistou um ponto fora de casa, em Roterdão, graças a um golaço de Matty Cash.

Recorde as incidências da partida

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

Com Memphis Depay recuperado de uma lesão no tendão e de uma infeção viral, o avançado do Corinthians foi titular, deixando Wout Weghorst (Ajax) no banco. O selecionador dos Países Baixos, Ronald Koeman, apostou em oito jogadores da Premier League no onze inicial, sendo que apenas Memphis, Denzel Dumfries (Inter) e Frenkie de Jong (Barcelona) jogam fora de Inglaterra.

Do lado da Polónia, o destaque foi o regresso de Robert Lewandowski à seleção, depois da saída do treinador Michael Probierz, no início do verão. O avançado do Barcelona, melhor marcador polaco de todos os tempos, tinha recusado jogar sob o comando de Probierz, após este lhe ter retirado a braçadeira de capitão.

Os primeiros sinais de perigo surgiram dos Países Baixos, com Tijjani Reijnders (Manchester City) a atirar ao poste logo nos primeiros 15 minutos. Pouco depois, Cody Gakpo obrigou Lukasz Skorupski a uma defesa milagrosa com o pé.

As principais estatísticas da partida
As principais estatísticas da partidaFlashscore

A pressão neerlandesa aumentou e, aos 28 minutos, Denzel Dumfries assinou o 11.º golo pela Laranja Mecânica, após um canto cobrado por Memphis Depay.

A primeira grande oportunidade da Polónia chegou aos 38 minutos: Sebastian Szymanski (Fenerbahçe) apareceu sozinho na área, mas o cabeceamento saiu ao lado do poste de Bart Verbruggen.

No início da segunda parte, os Países Baixos voltaram a entrar fortes, mas Skorupski manteve a Polónia viva, defendendo remates perigosos de Memphis e do recém-entrado Xavi Simons.

Aos 80 minutos, foi a vez de Matty Cash (Aston Villa) brilhar: o lateral-direito marcou um golaço, com um remate potente junto ao poste, empatando o encontro para os polacos.

Na reta final, a armada laranja de Koeman foi com tudo em busca da vitória, chegando a colocar Virgil van Dijk como avançado improvisado. Ainda assim, a Polónia resistiu, segurando o empate e garantindo um ponto valioso naquele que é, provavelmente, o jogo fora mais difícil do Grupo G.

Com este resultado, os Países Baixos perderam os primeiros pontos na fase de qualificação e agora viajam até Vilnius para defrontar a Lituânia.

Outro resultado:

Lituânia-Malta, 1-1