Mais

Mundial-2026: Popovic ambiciona a melhor classificação de sempre da Austrália

Tony Popovic, treinador da seleção australiana
Tony Popovic, treinador da seleção australianaROBERT CIANFLONE / Getty Images via AFP
O selecionador da Austrália, Tony Popovic, estabeleceu esta sexta-feira o grande objetivo de chegar pelo menos aos quartos de final do Campeonato do Mundo, enquanto a sua equipa prepara-se para o primeiro jogo desde a qualificação para o torneio do próximo ano.

Os Socceroos vão para o seu sexto Campeonato do Mundo consecutivo, e sétimo no total, mas nunca chegaram aos quartos de final.

Chegaram aos oitavos de final na Alemanha em 2006, quando o antigo capitão do Crystal Palace, Popovic, fazia parte do plantel, e novamente no Catar, em 2022.

Popovic, que substituiu Graham Arnold há um ano, quando a Austrália estava em quinto lugar no seu grupo de qualificação asiático, disse que está determinado a fazer melhor.

"Sempre tive fé e confiança na nossa capacidade, não só de nos qualificarmos para o Campeonato do Mundo, mas também de continuarmos a crescer como equipa", afirmou.

"Os jogadores fizeram um trabalho notável para garantir a qualificação para o Campeonato do Mundo e agora começa o foco em 2026. Estamos na fase inicial desta jornada, mas todas as nossas energias estão agora concentradas em continuar a elevar os padrões de elite a que aspiramos e em alcançar o nosso melhor resultado num Campeonato do Mundo. Queremos fazer algo especial e deixar a nossa nação orgulhosa", assumiu o treinador.

Popovic revelou a sua ambição ao anunciar um plantel de 26 jogadores para dois jogos contra uma Nova Zelândia liderada por Chris Wood, que também já garantiu o seu bilhete para o Campeonato do Mundo, na América do Norte.

Com a qualificação garantida e de olho no futuro, Popovic convocou sete jogadores que ainda não jogaram.

Entre eles estão o médio Adrian Segecic, do Portsmouth, e o guarda-redes Tom Glover, do Middlesbrough. Já o avançado Nestory Irankunda, do Watford, foi convocado depois de marcar um golo sensacional contra o Swansea, no último fim de semana.

Mas Popovic não conta com uma série de titulares, como o capitão Mat Ryan, que assinou contrato com o Levante, de Espanha, além dos veteranos Aziz Behich e Jackson Irvine.

Os Socceroos enfrentam a Nova Zelândia em Canberra no dia 5 de setembro e novamente em Auckland, quatro dias depois.