Em Erevan, no Grupo F, a seleção nacional começa a jogar o sonho da conquista do Mundial-2026, o grande objetivo da era Roberto Martínez e algo que o técnico espanhol fez questão de assinalar quando chegou à Cidade de Futebol no início de 2023.
Depois disso, Martínez fez uma qualificação perfeita para o Euro-2024, com 10 vitórias em 10 jogos, algo inédito na história da seleção nacional, e tal pode voltar a suceder no caminho para estar nos Estados Unidos, no México e no Canadá.

Além da Arménia, a equipa das quinas vai ter pela frente Hungria e Irlanda, seleções bem abaixo do estatuto de Portugal, que foi reforçado e ampliado com a recente conquista da Liga das Nações, em que bateu, em Munique, a Alemanha e a Espanha, atual campeã europeia.
No caminho para o Mundial-2022, com Fernando Santos, Portugal arrancou com um triunfo sofrido sobre o Azerbaijão (1-0), com um autogolo, num período altamente atípico devido à pandemia de covid-19.
Mesmo a jogar em casa, a seleção nacional foi obrigada a atuar em Turim, em Itália, por causa das restrições da altura.
Portugal precisou mais tarde do play-off para reservar viagem para o Catar, onde viria a ser eliminado nos quartos de final por Marrocos (1-0).
Um dos piores arranques aconteceu em Basileia, em setembro de 2016, também com Fernando Santos, com uma derrota por 2-0 frente à Suíça, meses depois da conquista do Euro-2016. Foi o primeiro desaire do atual técnico dos azeris como selecionador portugês em jogos oficiais.
Antes disso, Portugal vinha de quatro triunfos seguidos, desde a fase de qualificação para o Mundial-2002, tendo na altura batido a Estónia, por 3-1, em Tallinn. Seguiram-se Letónia (2-0 fora para o Mundial-2006), Malta (4-0 fora para o Mundial-2010) e Luxemburgo (2-1 fora para o Mundial-2014).
Entre as campanhas em fases finais, no Mundial-2006, na Alemanha, a seleção nacional esteve perto da final, mas acabou por terminar na quarta posição, mesmo assim a sua segunda melhor prestação de sempre.
Para chegar ao México-1986, a equipas das quinas iniciou caminho na Suécia com um triunfo por 1-0, com um golo de Fernando Gomes, enquanto para o Mundial-1966 tudo começou no Estádio Nacional, em Oeiras, com um 5-1 à Turquia, com um hat-trick de Eusébio.
Nesse Campeonato do Mundo, que decorreu em Inglaterra, Portugal ficou no terceiro lugar, a melhor campanha de sempre, e Eusébio passou a lenda e ficou eterno ao sagrar-se melhor marcador com nove golos.
Siga o Arménia - Portugal com o Flashscore
Antes do tal desaire em Basileia, a única mancha de Portugal, num início de uma fase de qualificação a sério, com três ou mais seleções, tinha acontecido para o Mundial-1978, em 1976, com uma derrota por 2-0 com a Polónia, no Porto, no agora extinto Estádio da Antas.
Para o Mundial-1934, numa altura em que o apuramento foi feito com confronto direto, a seleção nacional levou 9-0 da Espanha e o pesado registou continuou no Mundial-1950, novamente com o espanhóis a vencerem, dessa vez por 5-1, e no Mundial-1954, com a Áustria a esmagar a formação das quinas, por 9-1. Pelo menos, para o Mundial-1938, Portugal perdeu com a Suíça apenas por 2-1.
O Arménia-Portugal está agendado para as 20:00 locais (17:00 em Lisboa), no Vazgen Sargsyan Republican Stadium, recinto em Erevan com capacidade para 15 mil espetadores.