Mundial-2026: Presidente da federação cabo-verdiana recomenda “otimismo”

Cabo Verde está em estreia
Cabo Verde está em estreiaFederação Cabo-verdiana de Futebol

O presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), Mário Semedo, recomendou hoje “otimismo” para encarar a inédita participação do país num Campeonato do Mundo de futebol, após conhecido o resultado do sorteio.

Temos que encarar o grupo com otimismo, penso que isso é importante, e prepararmo-nos para os jogos com esses adversários”, referiu à Lusa, minutos após o sorteio que decorreu em Washington e que colocou Espanha, Uruguai e Arábia Saudita no caminho dos tubarões azuis.

Mário Semedo assinalou que “claramente, Espanha é a favorita do grupo”, em que há “outra equipa já habituada a essas andanças, o Uruguai”, além da Arábia Suadita “que fez o último Mundial com muita qualidade, inclusivamente ganhando à Argentina, campeã do mundo".

"É com esta realidade que temos de nos preparar e lutar para vencer”, acrescentou.

Para ultrapassar a fase de grupos, o presidente da FCF recomenda a mesma receita usada para conseguir o histórico apuramento para a fase final: “Luta, humildade e muito trabalho, como nas eliminatórias para a qualificação. Estivemos num grupo em que também havia um favorito (Camarões)".

Mário Semedo prepara-se agora para trocar impressões com Bubista, o selecionador cabo-verdiano, que assistiu ao sorteio ao vivo.

Temos uma equipa técnica atenta, pronta para contrariar o favoritismo dessas equipas”, concluiu.

A seleção cabo-verdiana vai disputar o seu primeiro jogo com a Espanha, no dia 15 de junho, enfrenta na segunda jornada o Uruguai, em 21 de junho, e fecha a fase de grupos frente à Arábia Saudita, em 26 de junho.

Os locais e horários dos jogos apenas serão conhecidos no sábado, informou a FIFA.

O Mundial-2026, que começa no dia 11 de junho e termina em 19 de julho, vai contar pela primeira vez com 48 seleções, apurando-se para os 16 avos de final os dois primeiros de cada um dos 12 grupos, bem como os oito melhores terceiros.

Cabo Verde, orientado por Pedro Brito, mais conhecido por Bubista, assegurou a primeira presença da sua história numa fase final do Campeonato do Mundo depois de vencer o Grupo D da qualificação africana.

Os tubarões azuis são um dos quatro estreantes com lugar já assegurado no Mundial2026, tal como Curaçau, Jordânia e Uzbequistão, este último adversário de Portugal no Grupo K.