A República Checa lidera o grupo de qualificação para o Mundial-2026 após os três primeiros jogos sem perder qualquer ponto, mas os croatas só disputaram um jogo até agora. Apenas a primeira equipa garante o bilhete, enquanto os segundos classificados disputam um play-off. Graças ao seu triunfo no Grupo B1 da Liga das Nações, no outono, a equipa checa tem quase a certeza de participar, pelo menos, na fase de apuramento.
"Estamos satisfeitos por termos nove pontos após três jogos, era esse o nosso objetivo. Amanhã é o jogo-chave para nós. O nosso principal objetivo é a qualificação para o Campeonato do Mundo e sabemos que há duas possibilidades. A primeira é passar em primeiro lugar. Sabemos que o jogo de amanhã está praticamente destinado a isso. Sabemos contra que equipa vamos jogar, mas todos queremos dar o nosso melhor para ficarmos de consciência tranquila. Acreditamos que somos capazes de o fazer", afirmou Soucek.
A equipa checa nunca ganhou aos croatas, que conquistaram a prata e o bronze nos dois últimos Campeonatos do Mundo. No entanto, empatou com eles três vezes. "Os croatas podem estar muito confiantes. Mostraram-no nos dois últimos Campeonatos do Mundo, onde conquistaram medalhas. Ainda há pouco ouvi dizer que a República Checa ainda não ganhou à Croácia. Nesse caso, é mais uma motivação para mudar isso", disse Souček.
"A qualidade da Croácia é excelente e não se trata apenas de um jogador. Claro que todos nós conhecemos Modric, Kramaric, Perisic, Guardiola e outros, são muitos jogadores. Já os vimos em vídeo, vamos ver, mas vamos concentrar-nos neles como uma unidade. Ao mesmo tempo, vamos concentrar-nos muito em nós, para que sejamos nós a seguir o caminho que queremos", acrescentou o médio do West Ham.

O médio do West Ham alegra-se com a previsão é de que o clima fique visivelmente mais frio no local do jogo na segunda-feira. Hoje, em Osijek, a temperatura subiu para 30 graus. "Sabemos que vamos jogar na Croácia em junho. Centenas de milhares de checos estão aqui de férias. Não aqui, onde estamos, mas junto ao mar. Esperávamos que estivesse calor aqui. Ao mesmo tempo, sabemos que amanhã vai ficar um pouco mais fresco, o que consideramos uma boa notícia. Mas seja qual for o tempo, acredito que estaremos preparados para ele. A motivação vencerá todas as situações desagradáveis", afirmou Soucek.