Mais

Mundial-2026: Schjelderup assiste Haaland e Noruega goleia Moldávia (0-5)

Noruega com goleada tranquila diante da Moldávia
Noruega com goleada tranquila diante da MoldáviaVEGARD GRØTT / Bildbyran Photo Agency / Profimedia
O benfiquista Andreas Schjelderup foi titular e assistiu na goleada da Noruega (0-5) diante da Moldávia, no arranque da fase de qualificação para o Mundial-2026.

Moldávia 0-5 Noruega

A Moldávia tinha vencido os seus três jogos anteriores em casa contra equipas abaixo do 168.º lugar do ranking, mas cedo percebeu que este seria um teste bem mais exigente. Aos cinco minutos, o guarda-redes Dumitru Celeadnic colidiu com o colega Artur Crăciun ao tentar agarrar um cruzamento, deixando a bola nos pés de Thelo Aasgaard, que a encaminhou para Julian Ryerson, permitindo-lhe marcar o seu primeiro golo pela seleção.

As pontuações dos jogadores
As pontuações dos jogadoresFlashscore

Haaland não demorou a inaugurar a sua contagem na campanha de qualificação, marcando a meio da primeira parte. O avançado norueguês finalizou uma belíssima jogada coletiva que começou no meio-campo defensivo dos visitantes e envolveu Martin Ødegaard, Alexander Sørloth e Andreas Schjelderup, que fez o último passe.

A equipa da casa só conseguiu criar verdadeiro perigo aos 33 minutos, quando Nyland defendeu um livre de Mihail Caimacov por cima da barra. Pouco depois, a Noruega ampliou a vantagem. A defesa moldava falhou ao afastar um canto cobrado por Ødegaard e Aasgaard aproveitou para bater Celeadnic ao primeiro poste. Mas Ødegaard não ficou por aí – pouco antes do intervalo, bateu mais um canto com precisão, permitindo a Sørloth desviar para o canto oposto da baliza e fazer o quarto golo.

Com uma reviravolta praticamente fora de questão, a equipa de Serghei Cleșcenco entrou na segunda parte determinada a impedir que Nyland mantivesse a baliza inviolada, mas o guarda-redes norueguês negou os esforços de Nichita Moțpan e Ion Nicolaescu. No outro lado do campo, Celeadnic conseguiu segurar um remate à queima-roupa de Kristoffer Ajer, impedindo temporariamente o quinto golo da Noruega.

No entanto, essa resistência durou apenas até ao minuto 69. Mais um ataque rápido dos noruegueses terminou com Ryerson a assistir Aron Dønnum, que finalizou com frieza para fechar o marcador. 

As estatísticas do encontro
As estatísticas do encontroFlashscore

Outros resultados:

Montenegro 3-1 Gibraltar