Mais

Mundial-2026: Schjelderup na goleada da Noruega (4-1) que praticamente garante o apuramento

Haaland festeja pela Noruega
Haaland festeja pela NoruegaProfimedia

O extremo do Benfica, envolto numa polémica com uma partilha de vídeo, entrou na segunda parte de um triunfo que deixa os noruegueses com um pé no Mundial-2026. A vaga estará matematicamente garantida antes do confronto com a Itália se a Azzurra não conseguir vencer a Moldávia ainda nesta quarta-feira, mas, caso contrário, terão que esperar até o confronto de domingo no San Siro

Noruega 4-1 Estónia

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

A tarefa da Noruega era simples: vencer e garantir uma vaga na fase final do próximo ano, a primeira desde 1998, a menos que sofresse uma derrota inimaginavelmente pesada contra a Itália na última partida da qualificação. O técnico Ståle Solbakken enfrentou quase exclusivamente perguntas sobre a controvérsia fora de campo envolvendo Andreas Schjelderup, em vez da conquista iminente da equipa, então esperava um início forte de sua equipe, mas eles ficaram frustrados durante todo o primeiro tempo com os visitantes determinados. 

As equipas conseguiram apenas um remate enquadrado cada antes do intervalo, com o disparo de Rauno Sappinen a ser defendido por Ørjan Nyland, o melhor dos dois. Antonio Nusa foi a maior ameaça dos anfitriões pela esquerda, mas o goleador recordista e estrela Erling Haaland ficou reduzido a apenas um cabeceamento inofensivo, facilmente defendida por Karl Hein entre os postes da Estónia. No entanto, qualquer receio de que a qualificação da Noruega dependesse do jogo contra a Itália foi rapidamente dissipado numa sequência de seis minutos no início da segunda parte. Cinco minutos após o reinício, Alexander Sørloth recebeu um cruzamento de Sander Berge e cabeceou para além de Hein, levando a torcida da casa ao delírio. A Estónia não aprendeu a lição, pois menos de 120 segundos depois, Sørloth cabeceou de uma posição semelhante para dar um respiro aos anfitriões. 

A festa começou mesmo quando Haaland marcou, cabeceando para o fundo das redes numa jogada quase idêntica ao segundo golo de Sørloth. Esse foi o seu 13.º golo na fase de qualificação, e logo marcou o 14.º, com um remate no ângulo após David Møller Wolfe ter desviado a bola para o segundo poste. A Estónia teve algum motivo de alegria, pois conseguiu um golo de consolação com Robi Saarma a passar por Nyland - o seu primeiro golo pela seleção. 

Dada a controvérsia que envolve Schjelderup, foi uma surpresa vê-lo entrar em campo a cerca de 20 minutos do fim, com o jogo praticamente ganho. A entrada teve pouco impacto no jogo, já que a Noruega controlou o tempo restante com o trabalho duro já feito. Ao apito final, começaram as comemorações, com Haaland e companhia seguros de que poderão mostrar as suas habilidades no maior palco de todos no próximo ano. A vaga estará matematicamente garantida antes do confronto com a Itália se a Azzurra não conseguir vencer a Moldávia ainda nesta quarta-feira, mas, caso contrário, terão que esperar até o confronto de domingo no San Siro. A Estónia, por sua vez, encerra a sua campanha com quatro pontos e apenas uma vitória em oito jogos - parecendo mais distante do que nunca de chegar ao primeiro Mundial.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore