“A FMF está confiante que esta solução é a mais adequada para garantir o sucesso dos mamba nesta fase crucial da eliminatória”, lê-se num comunicado à imprensa, hoje divulgado.
O jogo entre Moçambique e Uganda, referente à 5.ª jornada da fase de qualificação para o Mundial-2026, vai realizar-se em 20 de março no Estádio Internacional de Cairo, refere a nota da FMF.
A federação aponta “fatores estratégicos” que ditaram a escolha do Egipto para acolher o jogo da seleção, nomeadamente a logística e facilidades na deslocação de jogadores que atuam na Europa, assim como a posterior viagem à Argélia, onde a equipa vai defrontar, em 25 de março, a seleção local.
A CAF voltou a interditar o Estádio Nacional do Zimpeto, em Maputo, único do país para jogos oficiais internacionais, por o relvado não cumprir os “padrões exigidos”, anunciou a FMF, na terça-feira.
Em comunicado, o organismo federativo indica que a decisão da CAF foi tomada após duas inspeções, realizadas nos dias 17 e 28 de fevereiro, nas quais foram identificadas várias anomalias, netre as quais "o estado do piso e da relva".
A interdição do único estádio que pode ser utilizado em jogos internacionais, seguiu-se a uma outra em 15 de dezembro passado, igualmente por não cumprir os “padrões exigidos”. Antes, o estádio do Zimpeto tinha sido interdito em 2023, obrigando a seleção dos ‘mambas’ a jogar na vizinha África do Sul.