Mundial-2026: Selecionador da Colômbia confiante para duelo contra Portugal

Nestor Lorenzo, selecionador da Colômbia
Nestor Lorenzo, selecionador da ColômbiaOMAR VEGA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

O selecionador da Colômbia, Néstor Lorenzo, disse esta sexta-feira que sente "confiança" na sua equipa para o confronto do Mundial-2026 contra Portugal, de Cristiano Ronaldo, "uma das melhores seleções do mundo".

"Estamos tranquilos", disse Nestor Lorenzo aos jornalistas após o sorteio do Mundial em Washington, mas reconheceu que a seleção portuguesa é uma "cabeça de série impressionante".

A Colômbia está no Grupo K, juntamente com Portugal, Uzbequistão e uma equipa que sairá da repescagem intercontinental, em março, entre Jamaica, República Democrática do Congo e Nova Caledônia.

"Dá-me confiança ver que a equipa está a jogar bem", disse o técnico argentino, que levou a Colômbia ao vice-campeonato da Copa América de 2024.

Portugal é "uma das melhores seleções do mundo atualmente... Estamos felizes em competir e enfrentar esse nível de equipa", afirmou. A Colômbia terminou em terceiro lugar nas Eliminatórias Sul-Americanas com 28 pontos, atrás de Argentina e Equador.

A seleção colombiana, que ficou de fora do Mundial do Catar, em 2022, começou bem a sua campanha no torneio de qualificação, mas perdeu o ritmo na reta final.

Mas os colombianos têm grandes expectativas para o torneio do ano que vem, que será organizado pelos Estados Unidos, Canadá e México, graças à força do seu plantel.

Os colombianos depositam a sua confiança em seus jogadores-chave, como Luis Díaz, que atualmente brilha no Bayern de Munique, e o capitão James Rodríguez, numa equipa que também conta com Richard Ríos (Benfica) e Luis Suárez (Sporting)

O camisola 10 foi companheiro de Cristiano Ronaldo no Real Madrid, e agora vão reencontar-se naquela que será o sexto Mundial do astro português.

"Ele é um tipo com uma mentalidade forte. Acho que vai ser ótimo jogar contra ele", disse James Rodríguez à Caracol Televisión antes do sorteio.

Nestor Lorenzo confirmou que o processo de convocatória de jogadores para o Mundial-2026 ainda está aberto.

"Há uma competição saudável, há jogadores de altíssimo nível", disse.

Embora "um grupo maravilhoso tenha sido reunido", o selecionador reconheceu que será "difícil" para os jogadores chegarem ao Mundial na sua melhor forma, porque o torneio coincide com o fim da temporada dos clubes europeus. "É isso que mais me preocupa", assumiu.