Mais

Mundial-2026: Selecionador da Nigéria acusa República Democrática do Congo de… bruxaria

RD Congo seguiu em frente
RD Congo seguiu em frenteAFP

Eliminação nos penáltis terminou com polémica. Eric Chelle lançou acusações na conferência de imprensa.

Reveja aqui as principais incidências da partida

Foi dramática a decisão do representante africano no play-off intercontinental de apuramento para o Mundial-2026. No domingo, a República Democrática do Congo precisou dos penáltis para vencer a Nigéria (1-1, 4-3), em Marrocos.

Uma derrota que não caiu bem aos responsáveis das Super Águias. Após o penálti vencedor de Mbemba, Eric Chelle dirigiu-se ao treinador adversário e teve de ser afastado para evitar maior confusão.

Mais tarde, na conferência de imprensa, Sebastien Desabre desvalorizou a situação (“é um não assunto”), mas Chelle aproveitou a conversa com os jornalistas para lançar acusações. Depois de não ter sido questionado sobre o que tinha acontecido, o selecionador nigeriano tomou a palavra e acusou a RD Congo de maraboutage (bruxaria): “Durante todos os penáltis, os jogadores do Congo estavam a fazer algum tipo de vudu”.

Certo é que a República Democrática do Congo vai discutir uma vaga no Mundial-2026, em março, enquanto a Nigéria terá de esperar até 2030 para disputar o Campeonato do Mundo.