Mundial-2026: Shaq, Brady e Gretzky são alguns dos ícones de desportos que se juntam ao sorteio

Shaquille O'Neal, um dos protagonistas no sorteio do Mundial de futebol
Shaquille O'Neal, um dos protagonistas no sorteio do Mundial de futebolFIFA

Lendas do desporto norte-americano como Tom Brady, Shaquille O'Neal e Wayne Gretzky, entre outros, vão participar no sorteio do Mundial de futebol de 2026, que se realiza na sexta-feira em Washington, anunciou esta quarta-feira, 3 de dezembro, a FIFA.

A este trio de ícones do futebol americano, basquetebol e hóquei no gelo, junta-se também o jogador de basebol Aaron Judge, atualmente líder dos Yankees de Nova Iorque, representando assim as quatro grandes ligas do desporto norte-americano.

Este quarteto de luxo irá acompanhar em palco o ex-futebolista inglês Rio Ferdinand, apresentador da cerimónia no Kennedy Center, onde serão formados os grupos do torneio, que pela primeira vez contará com 48 seleções.

Tanto Brady, o jogador mais titulado da história da NFL com sete troféus; como O'Neal, vencedor de quatro anéis da NBA, e Judge são figuras do desporto dos Estados Unidos, enquanto Gretzky é uma referência do Canadá, países organizadores do Mundial juntamente com o México.

"O futebol tem um poder único de unir pessoas de todo o mundo e gerar um impacto positivo, e estou ansioso por ver isso acontecer na América do Norte no próximo ano e nos seguintes", afirmou Gretzky no comunicado, considerado o melhor jogador de hóquei no gelo de sempre.

"Fazer parte do sorteio do Mundial é uma honra extraordinária. É o tipo de palco global com que todo o atleta sonha", declarou por sua vez Brady.

O leque de convidados especiais anunciado pela FIFA inclui ainda Eli Manning, duas vezes vencedor da NFL e atualmente figura televisiva, que será o anfitrião da passadeira vermelha no Kennedy Center.

Os presidentes dos Estados Unidos e do México, Donald Trump e Claudia Sheinbaum, deverão marcar presença na cerimónia, que contará com atuações musicais de Andrea Bocelli, Robbie Williams e Village People.