Mais

Mundial-2026: Tuchel sem espaço para falhar em Inglaterra

Thomas Tuchel está sob forte vigilância na Inglaterra
Thomas Tuchel está sob forte vigilância na InglaterraPaul Currie/Colorsport/Shutterst / Shutterstock Editorial / Profimedia
Thomas Tuchel está prestes a fazer a estreia como treinador da seleção inglesa de futebol. O alemão de 51 anos está a ser observado de perto, os cépticos estão à espera de um deslize.

Uma fotografia de Thomas Tuchel com boné, apito e cronómetro no campo de treinos é omnipresente nos meios de comunicação social. A BBC está até a fazer uma reportagem a partir do quartel-general da seleção inglesa antes da estreia do treinador alemão.

Cada palavra que as estrelas Harry Kane e Jude Bellingham dizem sobre o novo treinador é pesada na balança. Mesmo antes da estreia de Tuchel, na sexta-feira, todo o barulho deixa claro que ele não terá um período de graça na ilha.

O cargo é"uma grande honra e estou muito orgulhoso dele", disse Tuchel, para quem a partida de qualificação para o Mundial-2026 contra a Albânia no Estádio de Wembley está prestes a ficar séria: "Estou muito ciente disso e farei por merecer este lugar".

O técnico de 51 anos não tem ilusões de que o seu mandato será medido pelo sucesso em grandes torneios, como o Mundial-2026.

Os primeiros jogos de Tuchel
Os primeiros jogos de TuchelFlashscore

A espera da Inglaterra pelo seu primeiro grande título desde 1966 deve chegar ao fim. É por isso que Tuchel disse aos seus comandados, na primeira reunião, que faltam apenas 24 dias e seis sessões de treino para a fase final. Mas será que um alemão pode levar a pátria do futebol, com todas as suas estrelas como Kane, Bellingham e Phil Foden, ao sucesso?

Muitos adeptos e membros da imprensa estão céticos, especialmente porque a primeira convocatória de Tuchel causou muitos mal-entendidos. Em particular, a chamada do médio Jordan Henderson e do atacante Marcus Rashford - a dupla havia sido descartada pelo seu antecessor Gareth Southgate - fez manchetes. Tuchel também surpreendeu com Dan Burn, o defesa de 32 anos (!) do Newcastle United foi nomeado pela primeira vez.

Os elogios do Palácio de Buckingham

Apesar do título da Liga dos Campeões com o Chelsea em 2021, não há dúvida de que Tuchel tem pouco crédito nas ilhas britânica ."Pode-se dizer após a nomeação que alguns fãs de futebol na Inglaterra teriam preferido ver um inglês", disse Thomas Hitzlsperger ao kicker.

O jornal Daily Mail, em particular, tem uma "agenda clara que está a trabalhar". Os títulos provam-no. "Onde Tuchel está errado " foi a manchete - seguida de uma lista daqueles que o treinador teria feito melhor em nomear.

O equilíbrio entre a vida profissional e pessoal de Tuchel também tem sido objeto de rumores, uma vez que faltou a vários jogos da Premier League nas suas primeiras dez semanas no comando - porque, por vezes, estava a trabalhar a partir da Alemanha.

"Preciso de um pouco de confiança da vossa parte para saberem que confiam em mim para fazer o trabalho com grande intensidade e da melhor maneira possível", disse Tuchel aos meios de comunicação social, salientando que também segue a ação em casa:"Não é segredo que viajo para junto dos meus filhos em Munique de vez em quando".

Tuchel recebeu o apoio da família real britânica. "Compreendo o debate sobre se o treinador da seleção nacional tem de ser inglês", disse o Príncipe William ao The Sun:"Mas, para mim, deve ser a melhor pessoa para o cargo - e Thomas é exatamente a pessoa certa". Tuchel é"um dos cinco melhores treinadores do mundo", disse o herdeiro do trono, que é também presidente da Federação Inglesa de Futebol (FA):"Seria incrível se ele pudesse ganhar o Campeonato do Mundo no próximo ano. É definitivamente possível".