Mais

Mundial-2026: Ucrânia volta a Wroclaw quer manter registo invicto com a França

A Ucrânia vai voltar a jogar em Wroclaw
A Ucrânia vai voltar a jogar em WroclawPhoto by MATEUSZ BIRECKI / NurPhoto / NurPhoto via AFP
Na sexta-feira, a Ucrânia vai defrontar a França numa partida de qualificação para o Campeonato do Mundo e será o quarto jogo da equipa azul e amarela em Wrocław. "Provavelmente temos sorte, porque eles ainda não perderam connosco", observou o porta-voz do Estádio Tarczyński, Marcin Janiszewski.

A equipa nacional de futebol da Ucrânia tem de jogar os jogos em casa fora do país por causa da guerra. A primeira vez que visitou Wrocław foi há quase dois anos, quando enfrentou a Inglaterra na Tarczynski Arena na qualificação para o Campeonato da Europa e empatou 1-1. Seis meses depois, a equipa azul e amarela venceu a Islândia por 2-1 na capital da Baixa Silésia na qualificação para o Euro-2024 e, em outubro de 2024, na Liga das Nações, empatou 1-1 com a República Checa.

Teoricamente, a Ucrânia enfrenta agora a sua tarefa mais difícil até à data, já que terá pela frente a França, atual vice-campeã mundial. Os tricolores chegarão à Polónia com um plantel muito forte. Kylian Mbappé, do Real MadridOusmane Dembélé, do PSG, Marcus Thuram, do Inter de Milão, Ibrahima Konate, do Liverpool, e muitos outros dos melhores clubes da Europa, vão juntar-se a eles no relvado em Wrocław.

"É provável que o estádio esteja cheio de espectadores. No entanto, não é de admirar que venha uma das melhores equipas do mundo, cheia de estrelas. Para nós, enquanto estádio, é também um grande acontecimento receber esta classe de futebolistas", admitiu Janiszewski.

Siga o Ucrânia - França com o Flashscore

No que diz respeito ao próprio estádio, os preparativos para os jogos da Ucrânia não diferem muito dos da seleção polaca.

"O jogo é na sexta-feira, por isso entregamos o estádio aos anfitriões na quarta-feira. Mas não é bem o caso de não estarmos nas instalações. Os nossos canalizadores, electricistas e todo o pessoal técnico estão lá, porque ninguém conhece o estádio como nós. É preciso saber como operar uma instalação deste tipo e nós sabemos melhor como o fazer. O nosso pessoal também está sempre a cuidar do relvado e a preparar o campo para o jogo", explicou Janiszewski.

O jogo entre a Ucrânia e a França não será a primeira vez que o estádio de Wrocław acolherá os melhores futebolistas da Europa. A capital da Baixa Silésia recebeu o Euro 2012, a seleção polaca também jogou lá e, em maio deste ano, disputou-se a final da Liga Conferência, na qual o Chelsea defrontou o Betis.